26/07/2016

"Pibe" Valderrama



[A propósito de um post que acabo de comentar no "A Norte de Alvalade"]

Sempre olhei para Valderrama como um fenómeno de marketing sul-americano, que tinha uma imagem poderosa mas pouco futebol nos pés.

Mas os anos passam e hoje existe o youtube. E por vezes, quase sem querer, deparamo-nos com coisas que nos deixam a pensar "Espera lá, eu na altura não reparei nisto?".


Não, não reparei, nem podia reparar. Desde logo porque no Mundial de 90 estava a torcer pela Alemanha (é uma longa história e fica para outro dia).

Mas este lance do Valderrama é de sonho. E o relato é brutal.

9 comentários:

  1. grande pérola MMS, grande pérola.

    Lembro-me de ver esse jogo, pois a memória do golo do Littbarski é enorme. Lembro-me que andava num ATL, para onde ia após as aulas (na primária). Havia lá uma Educadora (que devia ter 20 anos, por aí) que era louca pelo Littbarski. Então, nesse dia, vimos o jogo. Sim, isto é verdade. O golo da Alemanha foi altamente celebrado, como se pode imaginar.

    Mas porra, não tinha reparado no Valderrama. Que jogada. É como dizes, hoje enchia blogs. Muito bom.
    uma abraço

    ps: também estava pela Alemanha (já desde de 1986 - aliás, da Argentina só gostava do Maradona, agora Valdano e Burruchaga e outros... nunca!), Holanda (ainda com Euro-88 na memória) e pela Jugoslávia.

    ResponderEliminar
  2. Excelente MMS, excelente. A forma como "limpa" o caminho e depois o soberbo passe para Rincon. Soberbo. E o golo da Alemanha tb foi muito bom.

    Vou procurar a sua selecção.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caros,
    E a jogada do Voller no golo da Alemanha é qualquer coisa. E o passe de Matthaus que antecede o golo (o mesmo Voller depois perde a bola numa finta desnecessária, mas o jogo para a Alemanha era indiferente). Em 7 minutos de video temos momentos fabulosos de futebol.

    MM, ei-la: http://futebola3.blogspot.com.es/2014/12/o-melhor-11-da-minha-vida.html (seleção do Sporting no meu tempo de vida, atenção).

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a tua. Só precisa de ser isso.
      Vou ver mas daqui a meia-hora para faze-lo com toda a atenção.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MM,
      De facto nunca tinha ouvido falar do Sambinha, terá alguma coisa a ver com aquele central que andou pela nossa equipa B?
      Esse jogo com o Inter é a meia-final da UEFA em 90/91. Creio que poderás encontrar um resumo aqui https://www.youtube.com/watch?v=DvNY9fB9DXQ.
      Um abraço

      Eliminar
    2. MMS,

      Muitos perdões pelo atraso. Não (que eu saiba, não tenho particular interesses por equipas B ou futebol jovem, não faço ideia se existe qualquer relação mas pelo menos directa não, garantidamente não existe). Sambinha foi lateral dos "os Belenenses" nos anos 80 e mais tarde jogou também no clube local Valenciano (a sua formidável esposa é de Valença, como lhe referi no 1º comentário). Jogou a vida todo no clube da Ajuda e de Belém e foi capitão de equipa. Jogou tanto na I divisão como na II, já que nunca "abandonou" os Belenenses. O clube, infelizmente, não lhe saberia retribuir a lealdade já que nem um jogo de despedida lhe soube dedicar (e que fora prometido). Pelo meio da carreira o Sambinha poderia ter jogado em Espanha mas houve uma história qualquer relacionada com o serviço militar que impediu a mudança - o Sambinha apesar de completamente leal aos Belenenses ter-se-ia mudado por questões financeiras e pq (por estranho que pareça) estari mais perto de casa.

      http://www.zerozero.pt/player.php?id=15179

      Não se fie na informaçáo MMS. É estúpidamente escassa e não é sequer correcta nos clubes representados e jogos feitos. O Sambinha é dos jogadores com mais jogos na história do clube.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar