28/08/2015

Liga Europa

Pode não ser uma prioridade aos olhos da maioria dos adeptos, mas convém não esquecer a prestação de 12/13, num grupo que eu diria que foi o mais fácil de sempre (para nós, Sporting). Mas o annus horribilis que então vivemos resolveu também passar pela fase de grupos da Liga Europa e ficámos atrás de Genk, Basel e Videoton. Isto foi obviamente desprestigiante. O Sporting tem que fazer uma boa fase de grupos na Liga Europa. Não terá armas para ganhar a competição, mas o prestígio do clube não pode sofrer outro abalo como esse.

Mas a verdade é que o lote de equipas da Liga Europa deste ano é bastante forte. Basta pensar que em teoria se pode formar o seguinte grupo: Dortmund, Liverpool, Monaco, Partizan. Já vi o FCP ter grupos mais fracos na Champions (basta lembrar o do ano passado). Dava jeito, por isso, um pouco de sorte no sorteio que se vai realizar daqui a pouco.

No Pote 2, as equipas são de nível médio/alto; o AZ Alkmaar, o PAOK e o APOEL parecem-me as menos fortes. O tema das viagens longas sinceramente não me convence: prefiro ir ao Chipre defrontar o APOEL do que ir à bela Florença jogar com a Fiorentina.

No Pote 3, seria de evitar Monaco, Fenerbahce, Bordeaux, Lokomotiv, Krasnodar e Augsburg (nunca nos demos bem com russos e alemães...). Legia ou Lech Poznan seriam os ideiais.

No Pote 4, diria que o Partizan será o único verdadeiramente a evitar. Como já disse, considero o tema das viagens longas uma tanga (vá, uma semi-tanga), mas ainda assim, e porque sempre nos demos bem com holandeses e dinamarqueses, Groningen ou Midtjylland.

Há um ponto aqui muito, mas muito importante: já convenci a minha mulher a seguir o exemplo do ano passado (fomos a Londres, com amigos, ver o Chelsea-Sporting). Convém por isso que calhe pelo menos uma equipa de uma cidade minimamente atrativa. Um grupo com APOEL, Krasnodar e Asteras Tripolis, desportivamente interessante, seria para mim um desastre.

Por isso mesmo, estou disposto a levar com um Liverpool ou com um Monaco, desde que os restantes dois estejam ao alcance. Mas Istambul, Varsóvia ou mesmo Bordéus são também destinos interessantes. Vejamos o que o destino nos reserva!

Atualização:

1. Estamos no Grupo H.
2. Já não vou a Liverpool nem a Glasgow... olha, Istambul! (Besiktas)
3. Lokomotiv, um dos que queria evitar.
4. Skenderbeu da Albânia!!!

2 comentários:

  1. Dizem que Tirana é bem giro ou não! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FCS,

      Estive a investigar e o Skenderbeu é da ainda mais agradável Korçe, na Albânia profunda.

      Mas admito que joguem em Tirana jogos desta importância.

      Qualquer um dos destinos é certamente prazenteiro. Mas a dúvida está entre Moscovo e Istambul. E tudo depende do calendário.

      SL

      Eliminar