18/08/2015

De regresso

1. Período de férias na primeira quinzena de Agosto, algo que já não fazia há uns bons 10 anos. Falhei a apresentação (e posteriores movimentações no plantel), fui confrontado com a impossibilidade de ver o jogo da Supertaça (para o qual tinha bilhete...) e consegui igualmente perder o primeiro jogo do campeonato (o meu pai foi atualizando por SMS). Vamos aos comentários.

2. Primeiro, a apresentação do plantel. Foram apresentados:

GR: Patrício, Boeck, Jug
DD: João Pereira, Esgaio
DE: Jefferson, Jonathan;
DC: Ewerton, Paulo Oliveira, Semedo, Naldo, Tobias
MD/MC: William, João Mário, Wallyson, Adrien, André Martins
EXT: Carrillo, Ruiz, Mané, Gelson
AV: Tanaka, Slimani, Montero, Gutierrez

Os 25 que se esperavam, mas com algumas surpresas, em particular Ciani, Rosell, Capel e Labyad.

Ciani nem foi apresentado (saiu para o Espanyol). Trata-se de um caso esquisito: ou alguém não fez o trabalho de casa ou andámos a brincar ao FM, mas com (sem!) dinheiro real ou a história está mal contada. O jogador diz que não houve química com o treinador - pois eu duvido que no atual Sporting este jogador entrasse sem o beneplácito de JJ. Um caso para (não) esquecer, digo eu...

Quanto a Rosell, foi uma surpresa para mim. É um jogador com escola, pensei que fosse aproveitado por JJ. Veremos se a ideia é descartar ou emprestar.

Capel entretanto saiu para o Genoa, hoje mesmo - um abraço para ele mas efetivamente só mesmo JJ poderia tirar algo de um jogador que parecia ter estagnado; e quando nem JJ acredita, pouco há a fazer. Mas não deixo de ficar reconhecido pela dedicação com que encarou o Sporting.

Quanto a Labyad, se poucos acreditam nele e quem o vai querendo são os Vitesses e os Bursaspors, vai ser um problema colocá-lo...

Também ficaram de fora Miguel Lopes (entretanto colocado no Granada), Slavchev (só surpreende os sonhadores que apenas encontre colocação no Chipre), Viola (este não surpreende, veremos para onde vai), Heldon (já no Rio Ave, colocação difícil de entender do ponto de vista "político"), Wilson Eduardo (já esperado) e Iuri Medeiros (precisa do tal empréstimo a um clube com objetivos distintos do Arouca). Até o Shikabala parece ter destino...

Já depois da apresentação, Semedo foi colocado no Vitória de Setúbal (este novo posicionamento "político" já parece permiti-lo) e Wallyson no Nice (não percebo as críticas à cláusula de opção...).

Depois, entrou Aquilani (antecipando possível saída de Adrien? e a lesão de Moutinho poderá mudar os planos?), isto depois de Boateng falhar os testes médicos. Fala-se da possibiliade de Tanaka sair para entrar outro avançado e de sair também Boeck para entrar outro GR. Veremos.

Qutro notas rápidas:
- veremos como se sai João Pereira e se Esgaio é verdadeiramente uma opção consistente;
- Naldo parece confortável no lado esquerdo da dupla de centrais, mas creio que a ideia seria Naldo-Ewerton. O Paulo Oliveira tem estado bem, veremos o que sucede quando o Ewerton regressar. O Tobias é uma boa 4ª opção, mas pergunto-me se quem tentou Ciani não tentará nova abordagem. Se assim for, e havendo equipa B, talvez não fizesse mal ao Tobias um empréstimo.
- no meio-campo a dinâmica tem sido positiva, mesmo sem William. Eu diria que o regresso de William implicará a saída de Adrien do 11, porque João Mário é imprescindível. E ainda temos Aquilani. E Martins. Há opções, lá isso há, resta saber se todas são compatíveis com aquela dinâmica a 2. Para já, tem corrido muito bem.
- no ataque, mesmo que convertido ao slimanismo (roubei a expressão deste texto do LdA), pergunto-me se a melhor dupla não seria Teo-Montero.

3. Supertaça. Só vi o resumo. Estava demasiado longe e sem carro. Um inesperado volte-face ter-me-ia permitido ir ao jogo, mas entretanto o bilhete estava despachado para quem tinha mais certezas do que eu. Adiante. Ganhámos. Ganhámos bem. JJ ganhou, RV perdeu (em toda a linha). As restantes polémicas, de calduços e SMS, são fait-divers pouco relevantes. Assim como é pouco relevante para as restantes provas ganhar a Supertaça. Foi só um jogo, faltam muitos jogos para que se possa dizer que a época correu bem. Para já, o primeiro jogo correu bem, apenas isso. Já agora, oh RV, aquela de dizer na conferência de imprensa "entrámos receosos" depois de o JJ ter dito na flash que o Benfica teve medo do Sporting... não lembra nem ao mais imberbe dos treinadores.

4. Tondela. Acompanhei por SMS, depois vi o resumo. Do que vi no resumo, não achei a exibição tão esmagadora como se dizia. Até pode ter sido, mas o resumo não dá essa ideia. As oportunidades (claras) não foram assim tantas (isto sem prejuízo de merecermos ganhar o jogo - o que aliás sucede em 90% dos jogos deste estilo). Valeu que não vi nada de relevante feito pelo Tondela. O golo do Tondela é um escândalo, desde a marcação da falta até à bola dentro da baliza (mas aquela bola tem que ser do Patrício...); o golo no último suspiro resulta de um lançamento que me parecia mal executado, mas entretanto o Pedro Henriques diz na TVI que basta que o João Pereira esteja a pisar a linha para o lance ser legal. Adiante, o ponto aqui é o seguinte: o João Pereira tem que estar atento porque os árbitros vão estar de olhos nisto! O penalty é indiscutível e o Adrien não tremeu. Mas o Sporting sim, tremeu. Não pode. Repito o que tinha dito antes: não percebo como jogamos (nós e os outros) com todos os adversários e mais alguns na pré-temporada, e esquecemos aqueles que vão representar 80% dos nossos jogos. Parece que estamos melhor preparados para uma Roma ou um Benfica do que para um Tondela. Convém abrir os olhos e perceber que para decididr campeonatos em clássicos, é preciso, primeiro, ganhar estes jogos. Se o fizermos, estaremos perto dos tais 80 pontos que permitem sonhar com o título e aí os clássicos podem servir para alguma coisa. Caso contrário...

5. Rivais. Porto tranquilo, Benfica intranquilo. O esperado: Lotapeg não é tão mau quanto o pintámos no ano passado (lembrar que ficou a 3 pontos, na prática foi o clássico do Dragão a decidir) e tem uma equipa fortíssima (acho que falta ali um grande central e veremos se Aboubakar engata mesmo; e parece-me também que Lotapeg aposta num meio-campo pouco criativo, mas Herrera dará lugar a Evandro, mais tarde ou mais cedo); e não creio que RV seja treinador para o Benfica. Lembrem-se do que escrevi aqui (ninguém sonhava que um dia iria parar ao Benfica, por isso creio que sou insuspeito), há muito tempo que digo que RV não tem perfil para um grande. Mas claro que se o Gaitán ficar, o Lisandro estabilizar ao lado do Luisão e o Jonas continuar a faturar, podem andar lá em cima. E considerando o perfil de RV, podem até passar o grupo da Champions, porque a equipa tem muita qualidade (e isso vai moralizar, a acontecer). Mas duvido que RV seja capaz de ultrapassar todos os Estoris que lhe forem aparecendo pela frente.

5 comentários:

  1. Meu amigo

    Este meu comentário serve para vos pôr os pés mais assentes no chão. É natural que ainda se encontrem eufóricos por terem conseguido sacar o treinador bicampeão ao Glorioso, mas deixa-me alertar-te para aquilo que me parece inevitável acontecer: Não passarão à Fase de Grupos da Champs.

    Não leias nisto uma indisfarçada dor de corno. Falo agora - que o resultado da 1ª mão foi uma vitória - e não depois do resultado que prevejo. Digo isto porque conhecemos jj melhor do que ninguém. E se há coisa a que nos habituámos - para além do fracasso na Champions - foi ao seu egocentrismo exacerbado.
    Problema (para vocês, claro): está agora pior do que nunca.

    Convenceu-se que era mesmo o melhor treinador do mundo (pena não ter ido para o Real, Barcelona, o United ou ter corrido com Mou do Chelsea). Não sei se é pelo que BC lhe deve dizer todos os dias, se corresponde à necessidade de se afirmar e "matar o Pai" (Benfica, não o Virgolino, claro).

    Na sexta ganharam à rasquinha (e com um fora mal marcado). E ontem foi outra vez por pouco.

    jj está pior que nunca e isso, a trecho, vai custar-vos caro. O oposto de Rui Vitória. Em todo este processo, de resto.

    abç

    Ponham por isso os olhos nele e a mão. Porque a queda vai acontecer e não vai ser bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André,

      Percebo que vejas a generalidade dos sportinguistas em (injustificada, por ora) euforia, mas não sei onde retiras do meu texto que (eu) não estou com os pés assentes no chão.

      Eu limito-me a analisar. E na minha análise a JJ vejo que "o Sporting sim, tremeu". Com o Tondela... Portanto, percebo bem que o Sporting tem muito para caminhar. Já na análise ao RV, digo o que sempre disse, ainda ele treinava o Guimarães: não é treinador para um grande. Claro que posso estar enganado. Mas estou a analisar agora, em função do que vejo. E agora o que vejo é que a "rasquinha" também se aplica a quem, mesmo ganhando 4-0, marcou o primeiro aos 74 e teve o adversário duas vezes em 1x0 antes disso. Nem falo de penalties ou lançamentos laterais, isso sim, se me permites, é uma conversa que vale pouco a pena.

      Quanto à Champs: hoje já comentei com um benfiquista dos 7 costados que percebo melhor o que escrevia o meu parceiro de blog sobre a dupla do meio-campo e o risco que é jogar dessa forma contra certos adversários (os da Champions em particular). E acho que se o Sporting jogar com um MC a 2 na Rússia corre o sério risco de ficar fora (e convém não esquecer que o CSKA é uma equipa bastante forte e com mais ritmo nas pernas). Vou escrevê-lo no post sobre o jogo (ainda hoje, se tiver tempo). Portanto, e uma vez mais, pés bem assentes no chão.

      Quanto ao que antecipas, duvido das duas: nem acho que o Sporting vá cair como prevês, nem que RV faça o percurso oposto. Acho que se o Sporting não conseguir acompanhar o FCP, o campeonato vai ser um passeio para Lotapeg. Porque o Benfica, podes escrevê-lo, vai ser irregular. Obviamente vai ganhar a maioria dos jogos, porque tem melhores jogadores. Mas nos momentos decisivos vai falhar. Já na Champions, onde o Benfica é cabeça-de-série, e pode apanhar 2 adversários ao alcance, admito que possa passar. Mas vais ter mais Estoris e mais Tondelas e duvido que o RV tenha capacidade para ganhar consistentemente.

      Um abraço

      Eliminar
  2. João

    uiuiuiuiui...boas análises do jogo! Na sexta o tondela foi massacrado e na unica oportunidade de golo, está em fora de jogo e marca com a mão...mas pronto...lá para o lado da carnide, levam um banho de futebol até aos 70 min (gigante julio césar) e ainda perdoam um penaltie escandaloso, pois pelos vistos já se pode empurrar pelas costas os adversários...
    Em relação ao CSKA só mesmo um lampião acha, que o sporting não jogou MUITO mais e foi expoliado em dois penalties escandalosos!
    Mas meu amigo andré raposo, gosto da sua preocupação, significa que estamos no bom caminho!! Para se ir preparando para azia, compre já kompensam...pois o sporting vai passar a fase de grupos e vai continuar a ganhar...e digo-lhe mais, espero que Rui vitória continue lá que está muito bem, mudaram para bem melhor (ahahahahah)

    Estou farto de ganhar apostas com os meus amigos benfiquistas...tão bom, desde de jantares a game boxes pagas...uiuiuiui...vamos imbora...ahahahah

    ResponderEliminar
  3. caro anónimo

    em primeiro lugar não me trate por amigo. Quer-me parecer que nem somos conhecidos. E, como diz o meu mano velho, a minha quota de lagartos amigos já atingiu o seu limite.

    Depois, vejo que encarna aquilo que referi: estão EUFÓRICOS ! Continuem. Vão estatelar-se ao comprido. Não estou preocupado. Estou curioso é para ver quanto tempo vai durar. Mais nada.

    Banhos de futebol este ano já vi que só os haverá no WC do Lumiar.

    Pela nossa parte, continuaremos o nosso caminho. Apresentando o nosso 11 (que não é feito de petróleo), todos os domingos. No final veremos se temos o 35º ou se continuamos com 34, mais ou menos o dobro do vosso soberbo pecúlio.

    P.S. Continuem a rir. Já diz o provérbio.....

    P.S. 2: a piada do kompensan é fraquinha. Já tiveram tempo para pensar noutra coisa. Não é nova, nem original.

    ResponderEliminar
  4. ahahahah

    11 não é feito de petróleo...lool...9M por 50% do Jimenez, paga as contratações todas do Sporting este ano!
    11 do benfica é mais caro do que o do Sporting, basta ir ao transfermarket para confirmar. Agora talvez queiras dizer que a qualidade do 11 do Sporting é melhor, isso já é outro assunto!
    Não digo que o Sporting seja campeão (veremos), mas uma coisa lhe garanto o benfica não o é de certeza! Fizeram dos maiores erros em mandar o JJ embora, e pode ter a certeza que vão se arrepender (1 titulo já foi).

    Eufóricos...não...optimistas é mais a palavra correcta.

    Acreditar que o Rui Vitória é melhor que JJ só mesmo os benfas que adoram comer gelados com a testa.
    E mais, se o Gaitan sair mesmo...coitadinhos...lá se vai o abono de familia...de longe o melhor jogador! E depois bye bye ruizeco vitorinha

    ResponderEliminar