20/07/2015

Agora, sim!

Nota prévia: já recebi dois e-mail a perguntar-me o porquê da mudança de "Koba" para "MMS". Não há nenhum motivo. Já tinha pensado nisso há algum tempo e hoje lembrei-me de o fazer. O Koba teve uma origem e teve o seu tempo. Prolongou-se mais por uma questão de tradição do que outra coisa. Nunca teve por objetivo esconder fosse o que fosse, aliás em diversos posts assinei com o nome (e até com o número de sócio). Não há aqui nada de especial que não seja isto: agora, assino com as minhas iniciais, MMS (Miguel Menezes da Silva).

Teofilo Gutierrez foi finalmente apresentado. Confesso que com tantas peripécias já temia o seu desvio para Norte... Ainda bem que chegou, parece-me um jogador de qualidade.

Trata-se do 6º jogador contratado para esta época, depois de Jug, Bryan Ruiz, João Pereira, Naldo e Ciani. Há quem conte 7 e inclua Ewerton mas convém lembrar que já cá estava no ano passado e desde que chegou em Janeiro que se dizia que íamos exercer a opção.

E trata-se do 4º jogador desde que JJ referiu que iríamos contratar 3 a 5 jogadores (Jug já tinha chegado e Ruiz estava a ser negociado, como o próprio JJ assumiu).

Mas este cálculo dos "3 a 5" não contava com as lesões de Ewerton e William. Por isso, creio que vão chegar mais 3 jogadores, num total de 9:

- primeiro chegaram Jug e Ruiz:
- depois virão os 5 a que se referia JJ (dos quais já chegaram 3: João Pereira, Naldo e Gutierrez)
- virão ainda os 2 jogadores para suprir as lesões de William e Ewerton (um deles já chegou - Ciani).

Por outro lado, à medida que forem saindo jogadores, entrarão outros, não tenho dúvidas (JJ quer assegurar que pode efetivamente disputar o título). Por exemplo, parece-me que o Sporting não "larga" Mitroglou porque estará a negociar a saída de Slimani. Mas Mitroglou só entra se sair Slimani. Veremos.

Isto dito, podemos fazer um pré-balanço do plantel:

GR: Patrício, Boeck, Jug (que provavelmente jogará pela equipa B)

DD: creio que será João Pereira e Ricardo Esgaio, Miguel Lopes será emprestado (para um campeonato onde paguem o seu salário, espero), Geraldes foi colocado no Belém (convém ter alguma atenção a estas colocações, o Belém, de que gosto muito, é atualmente um satélite do Benfica...).

DE: não acreditava que Jefferson ficasse, pelos vistos enganei-me. Ficam Jefferson e Jonathan.

DC: esta é mais longa...

Para além de Ewerton e Paulo Oliveira, o Sporting terá também Tobias ou Ruben Semedo (um deles na A, o outro emprestado ou na B) e contratou Naldo e Ciani (este, creio, devido à lesão de Ewerton). 

Quanto a Naldo, o CV não é de facto fantástico, mas poderia lembrar dezenas de exemplos de jogadores que chegaram a grandes com CVs menos impressionantes (desde logo Maicon ou Jardel, isto para não recorrer aos livros de história e relembrar Marco Aurélio). Aguardemos. 

Já Ciani é mais difícil de compreender. Um jogador com 31 anos, a ganhar (diz-se) 2M€ brutos, que era suplente do Maurício (sim, esse mesmo) na Lazio e que esteve parado 3 meses com uma lesão (segundo li), é difícil de compreender. Pode ser que nos saia um Phil Babb na rifa, é essa a esperança. 

Naby Sarr foi obviamente dispensado, Rabia é um fenómeno que não tem explicação (a guerra que tivemos o ano passado para o trazer...).

MD/MC: esta também precisa de mais conversa

William, Rosell, Adrien, João Mário, André Martins, Wallyson

Creio que vai chegar mais alguém, dada a lesão de William. Mas, em boa verdade, se analisarmos as opções, há ali qualidade. Eu gosto de Rosell, acho que no ano passado fez uma época cinzenta mas é um jogador com qualidade (vê-se que tem mais para dar). E que poderia ter aqui a sua oportunidade para o demonstrar. 

Por outro lado, esquecendo por um momento os preconceitos com a dimensão física (e eu também já os tive, reconheço), André Martins seria uma opção a ter em conta, num sistema a 2 (que será o adotado dada a impossibilidade de jogar com William).

Aliás, em teoria (e é sempre mais fácil escrever aqui do que encontrar soluções), em vez di Ciani, poder-se-ia ter tentado encontrar um jogador que fizesse as duas posições. Com qualidade e experiência, reconheço que seria difícil. 

Adrien poderia ser uma boa opção para realizar algum encaixe, admitindo que havia quem pagasse os tais 15M€. mas com a lesão de William, parece-me impossível deixá-lo sair.

Chaby deverá ser novamente emprestado.

Quanto a Slavchev e Gauld: só surpreende os que achavam que o Marco Silva implicava com os reforços de BC. Gauld tem potencial mas precisa de minutos (um empréstimo poderia ser boa ideia); quanto a Slavchev não percebo mesmo o que viram nele alguns adeptos que defendiam que ficasse no plantel. Só altura não chega.

EE/ED: Carrillo, Ruiz, Mané, Gelson (parece ter ganho o lugar a Iuri) e... Capel

JJ pelos vistos contava com Labyad para extremo e não avançado. Mas, segundo os relatos, não tem convencido. Aliás, o próprio Capel também não. Creio que está na África do Sul como última oportunidade (que Labyad já não teve, por lesão, ou já não teria de qualquer maneira?).

Creio que o 5º elemento que JJ tinha em mente quando foi à SIC Notícias seria um extremo. Veremos se a surpresa com Gelson e/ou a fezada com Capel (neste momento não é mais do que isso) o fazem mudar de ideias. 

Heldon vai sair (volto a chamar a atenção para as colocações - Rio Ave?), assim como Wilson Eduardo (normal, como já tinha dito), Viola (a percentagem de passe que detemos não o ajuda) e Salomão (fica só por perceber a ideia de renovar contrato há 2 anos...). 

Dramé e Sacko são situações distintas: o primeiro foi um daqueles "tiros" que se aceita e se continuar pela equipa B nada a dizer (pode até ser que um dia se faça um negócio do tipo Lewis Enoh); pelo segundo o Sporting pagou ao Bordeaux. Mais um difícil de compreender e relativamente a quem não vejo muito bem qual será o plano de curto/médio prazo...

AV: Slimani (se sair, creio que entra Mitroglou), Montero, Gutierrez (finalmente!), Tanaka

Creio que Tanaka como 4º AV não deve deixar ninguém chocado. Não acho que fosse de esperar 4 AVs de nível equivalente. O 4º AV tem que ser um Weldon, um Derley ou... um Tanaka. Acho natural. O que também acho é que o Sporting, independentemente de Mitroglou, pode estar à procura de um 4º AV com outras características.

Podemos argumentar que o papel de 4º AV poderia ser de Diego Rubio, pelo que essa busca seria desnecessária. Concordo. Rubio pode eventualmente ser emprestado (tem seguramente mercado em Portugal depois do que fez na II Liga no ano passado), ainda está em fase de beneficiar disso mesmo, mas o 4º AV não tem que ser um Jardel ou um Liedson.

Podemos também argumentar que seria aqui que poderiam caber Labyad e/ou Viola. Isso depende do julgamento técnico de JJ (no caso de Viola foi essa a posição que veio ocupar no 1º ano). Eu por acaso acho que qualquer um dos dois poderia trazer mais do que Tanaka. Mas JJ olhou para eles de outra forma.

Há finalmente o caso de Betinho. Deve ser emprestado mas tem que jogar. Um empréstimo como o que teve ao Vitória de Setúbal não o ajudará em nada.

O que é certo é que comprar um 4º AV, a meu ver, não faz qualquer sentido. Há muitas opções para o lugar em causa.

***

Ficamos com 26 jogadores, ainda podem entrar mais 3. O que significa que, destes 25, alguém vai sair. Eu apostaria que se entrarem os tais 3 (sem sair ninguém), serão um médio defensivo, um extremo e um avançado. Se assim for, sairão André Martins (tenho pena...), Capel (sem comentários...) e Tanaka.

Aguardemos, primeiro, por dia 1. E depois pelo terrível 31 de agosto.

6 comentários:

  1. Atenção que o Ciani foi suplente apenas por causa da lesão, porque até lá era titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela nota Mike

      Mas pelo número de jogos antecipo que depois de recuperar da lesão não tirou o lugar ao Maurício...

      Eliminar
  2. Caro MMS,

    vamos lá ao post:

    - para mim, o grupo que foi à África do Sul seria quase o definitivo;
    - tirava Rossel, Capel e Tanaka e acrescentava William (lesionado) e Bryan Ruiz (férias, após a versão C da Copa América - a sérios, 4ºs final onde jogam Cuba? goleadas de 6-0? 3 empates na fase de grupos garantem passagem aos 4ºs? isto é mesmo prova oficial?); entram 2, saem 3 (isto porque Teo, entretanto, chegou).
    - caso saia Slimani, que entre Mitroglou;

    É bom ver Lopes, Slavchev, Heldon, Salomão, Sarr, Dramé, Sacko e Rabia longe. Um perfeito atestado de incompetência a quem os contratou e, até, renovou. Não servem para nada, a não ser para dar prejuízo.

    Wilson não tem qualidade para este plantel. Tinha para o de 2013/2014. Para este já não. O mesmo se aplica a Capel, espero mesmo que saia e que se mantenham Carrillo, Mané, Iuri e Gelson (a que se junta Ruiz, que também pode jogar na frente).

    Com Ruiz a poder jogar na frente, com Betinho e Rubio na B (que acaba contrato daqui a 11 meses), Tanaka também não serve. É um fixe, mas o plantel está a dar um salto qualitativo na frente que não se coaduna com jogadores da sua qualidade.

    Tenho pena de Viola. Como dizes, acho que a pequena % do passe não vale o esforço em utilizá-lo. É pena. Se ficasse, talvez Iuri devesse ser emprestado. É para rodar até acabar o contrato.

    Labyad não quer ser jogador. Fiquei sem saber qual o seu valor. Creio que, na Holanda (tal como Wilson) arranjará mercado para empréstimo. Será um encargo até ao final do contrato. O facto de ser do Zahavi também não deve ajudar. Eu oferecia a % que temos dele ao Zahavi em troca da renovação do Carrillo (2 anos, não pedia mais, com cláusula nos 30M).

    Semedo ia sendo trabalhado para médio-defensivo, jogando na B. A vinda dos 2 centrais (que não me entusiasmaram) deverá quer dizer que a lesão de Ewerton ainda estará para mudar por isso, por agora, os 4 centrais são: Oliveira, Tobias, Naldo e Ciani.

    Na B, que fiquem Palhinha, F. Geraldes, Matheus Pereira, Podence e Riquicho que serão o futuro próximo e devem estar sobre a nossa supervisão.

    Equipa para Supertaça:
    Patrício
    Pereira; Oliveira; Tobias; Jefferson
    Martins; Adrien
    Carrillo; Gelson
    Montero; Slimani

    7 portugueses; 5 da formação

    Equipa com todos disponíveis:
    Patrício
    Pereira; Oliveira; Naldo/Ciani; Jefferson
    William; Martins (J. Mário)
    Carrillo; Ruiz
    Montero; Teo

    5 portugueses; 3 da formação

    grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      Quanto à Gold Cup - de facto, a prova tem algumas coisas um pouco ridículas. Eles na realidade têm 4 ou 5 seleções mas quiseram fazer uma competição oficial e convidar os indigentes a participar. Se fizessem com 8, como o Euro até 92, teriam uma prova minimamente interessante. Mais do que isso, nem têm equipas (a sério) que cheguem...

      Pelos vistos, temos que acrescentar Labyad à lista dos flops. É recorrente, andamos há 30 anos nisto. Nós e os outros. A diferença é que eles compensam com os que valorizam e nós nem isso. Isso explica muito da diferença para os rivais.

      Se nos centrais percebo a necessidade de 4, nos extremos, existindo Ruiz que pode jogar nessa posição (e uma equipa B) acho que faria sentido um empréstimo para o Iuri, mesmo que o Capel acabe por sair. No Arouca destacou-se, precisaria agora de um clube de outro calibre. Essencial renovar com Carrilllo: se fizer uma época melhor do que a anterior, não duvido que possa sair por um valor considerável. E aí surge o lugar para o Iuri.

      Para a Supertaça só trocava o Gelson pelo Mané. A minha equipa com todos disponíveis vai depender do que mostrarem os novos centrais. Seria ligeiramente diferente da tua:

      Patrício
      Pereira; Oliveira/Naldo/Ciani; Ewerton; Jefferson
      William; João Mário (acho que esta dupla vai dar que falar)
      Carrillo; Ruiz
      Montero; Teo

      Entretanto fala-se de mais um colombiano para o ataque. Bem me parecia que JJ andava em busca de um Weldon... A ser assim Tanaka tem o destino traçado.

      Um abraço

      Eliminar
    2. MMS,

      esqueci-me do Ewerton!!! Imperdoável... Estando ok, também entrava, ao lado de Oliveira.
      As nossas equipas ficam iguais (o facto de ter colocado J. Mário entre ( ) indica que é ele ou Martins, achando que fica bem entregue com qualquer um deles).

      Por mim o Iuri ficava (sem Capel), mesmo com Mané, Gelson, Ruiz e Carrillo. Iuri é um talento. Os talentos têm de estar disponíveis, perto. E como considero que Ruiz pode jogar na frente, tiraria o tal 4º avançado (Teo, Montero, Slimani/Mitroglou).

      Repara que Ruiz não estará disponível para a Supertaça e 1ª mão do playoff (pois só deve começar treinar daqui a 1 semana).

      um abraço

      Eliminar