27/02/2015

Um bom jogo

Foi um bom jogo.

Na primeira parte, o Sporting demorou a forçar mas quando forçou criou 3/4 lances de perigo e uma verdadeira oportunidade de golo (João Mário para Tanaka), não convertida por um misto de nabice e azar.

Entrou na segunda parte como lhe competia, fez o jogo que tinha que fazer, mas faltou alguma objetividade. Em vários lances ficou a nítida sensação de que o jogador com a bola queria sempre encontrar um outro (ainda) melhor posicionado para rematar. É difícil fazer uma equipa chegar a um ponto em que os jogadores sabem em 90% das ocasiões quais as situações em que devem assumir o lance ou entregar a bola. Ou então, afinal de contas, os "experts" têm mesmo razão quando enfatizam que a tomada de decisão é o que distingue os bons dos muito bons...

O que sei é que gostei do jogo que o Sporting fez entre os 30 e os 70 minutos. Apanhámos um Benaglio inspirado (confesso que depositava algumas esperanças nas limitações que este GR por vezes demonstra) e não tivemos Carrillo e Nani no seu nível máximo. Tivemos Cedric (bem-vindo de volta!), João Mário e William próximos disso, mas não chegou.

Depois há algumas limitações. Tanaka, por exemplo. Uns acham que é uma nulidade, outros muito útil, eu acho simplesmente que é um jogador razoável e não me choca nada que esteja no plantel e vá jogando, mas dificilmente a titular e sozinho na frente. Mais do que o lance no poste, que já descrevi acima, o lance em que se isola demonstra que, efetivamente, está uns furos abaixo daquele "matador" de que precisamos.

De qualquer forma, a jogar assim, acredito num final de época positivo.

PS: Não querendo tirar mérito ao FCP, não deixa de ser curioso que fomos eliminados, na Liga Europa, por um adversário bastante mais forte do que qualquer um que o FCP tenha apanhado na Champions este ano. Depois venham dizer-me que a sorte nos sorteios não quer dizer nada...

1 comentário:

  1. Koba,

    Este jogo deu-me uma nova esperança para o Dragão. A ver se conseguimos repetir mas, desta vez, com mais calma e acerto na finalização.

    Eu gostei do Tanaka. Sim, essa oportunidade deixou-me com os cabelos em pé, mas acho que fez um bom jogo apesar disso. O Montero assim que entrou faz 2 ou 3 passes que mostram que está a um nível superior em relação aos concorrentes. Slimani, sinceramente, não percebi. Estávamos a controlar o jogo e a criar oportunidades e a sua entrada só veio partir o jogo. Cada vez que a bola se ia parar aos pés era como se batesse em tijolo... Teve lá um bom cabeceamento, mas acho que foi uma má escolha para entrar naquele momento.

    De resto, só não gostei dos laterais. Não oferecem soluções ofensivas que não passem por cruzamentos e a defender são muito limitados.

    PS: Só os adeptos do FCP é que dizem que estão a fazer uma excelente campanha europeia. Toda a gente vê que o sorteio lhes tem sido muitíssimo favorável. Equipas que até na Liga Europa teriam muitas dificuldades de fazer alguma coisa.

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar