19/01/2015

Assim, sim!

Fazendo uma retrospectiva ao período que se seguiu ao jogo do Porto, não tenho dúvidas que emergiu um Benfica confiante e a ganhar balanço para o pico de forma que as equipas de Jesus atingem nos meses de Janeiro a Março. Mesmo contra o Braga, fez um grande, grande jogo que só foi atraiçoado por este estranho desporto que é o futebol em que nem sempre o melhor, neste caso até o esmagador melhor, ganha. Teve apenas um jogo mal conseguido e, para agravar, com um golo em fora de jogo, em que a descompressão normal após o ciclo de Porto e Braga e motivada também pelas vésperas de Natal. É claro que podia sempre divagar sobre a diferença de qualidade entre os dois plantéis e de que, em caso de necessidade, o Benfica aceleraria e aumentaria a pressão, mas objectivamente foi um erro com influência no resultado. Nos jogos mais recentes, bom futebol, vitórias convincentes (especialmente Guimarães) e muitos e bons golos. 



Se imaginarmos um Benfica, depois da saída do super Enzo a somar às muitas saídas do início da época, a fazer uma má campanha no campeonato, podíamos adivinhar as frases que estariam na boca de todos depois de encerrar esta primeira volta no difícil campo do Marítimo:
- este Júlio César veio para cá para a reforma;
- o Jardel é bom é para o Olhanense;
- o Eliseu nunca foi jogador para o Benfica;
- o Samaris é o flop da época;
- o Talisca ainda não se adaptou ao futebol europeu;
- o Lima é um pé frio;
- o Jonas se fosse bom não teria sido dispensado.
(deixo o Luisão, Maxi, Salvio e Gaitán à margem pois têm qualidade e crédito de sobra)

Pois bem, amanhã será precisamente o contrário. Uma exibição fabulosa na Madeira que se adiciona a outras mais recentes. O mérito vai maioritariamente para Jesus porque desta vez não tem a mesma quantidade de talento a que se habituou nos últimos anos mas consegue uma primeira volta fantástica com apenas um empate e uma derrota, estando há já vários sem sofrer qualquer golo. Esta noite Salvio este em grande, acompanhado por Ola John, Jonas e Samaris. Espero que Gaitán não fique fora muito tempo...

Esta forma e confiança não pode baixar nos próximos jogos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário