18/09/2014

A quente, não há falinhas mansas...

1. Em termos gerais, o Sporting nem joga mal, mas fica sempre a sensação, em todas as jogadas em que não intervenha o Nani e (por vezes) o Carrillo, que podia ter sido feito algo diferente. Esta parte, porém atribuo à ansiedade e à falta de confiança. Porque as jogadas estão lá e as opções de passe também. Mas o resto, francamente, é incompetência. Ponto final.

2. Com esta dupla de centrais e este PL (que não fez nada o jogo todo e precisa de 3 toques para segurar a maioria das bolas que lhe chegam) não ganhamos nem um jogo na Champions. Outros PL há seguramente, se não há outros centrais a incompetência é de quem fez o plantel.

3. Eu ainda sou dos que aceita que um dos centrais seja o Maurício. Se ao lado do Rojo (que não era fantástico) fez uma época razoável, é possível que com um central ao lado dele ainda dê. Aqueles, como o Cantinho, o Leão de Alvalade e o meu amigo Império dos Temakis, que sempre disseram sem contemplações o que verdadeiramente vale o Maurício, creio que arriscariam o Paulo Oliveira com o Tobias. Se calhar têm razão, mas eu só peço, por agora, o Maurício com o Tobias, para não mudar tudo de uma vez (e porque sinceramente não vejo no Sarr nada que o recomende).

4. Espero que hoje se tenha percebido de uma vez por todas o que critico no Cedric e que faz dele um pior DD do que poderia ser - cruza da quina da área, invariavelmente mal, não combina com o extremo ou com os médios, não se desmarca... Nem acredito que sou obrigado a dizer isto mas tenho de o dizer (se ler este post, o Império dos Temakis vai-me massacrar com um "eu bem dizia"...): o Esgaio não merecia sair da equipa, faz mais vezes o que é suposto um DD do Sporting fazer do que o Cedric da segunda volta do ano passado e início deste. É mais jogador do que eu pensava e não me custa admiti-lo. Custa, sim, ver o Cedric ser menos do que podia ser.

5. O Jefferson, nisso, é um bom exemplo, tenta procurar melhores condições para cruzar e hoje tirou um par de cruzamentos jeitosos. Mas anda tão fraquinho a defender...

6. Peço aos senhores que raptaram o William Carvalho e o Adrien e colocaram estes sósias nos lugares deles o especial favor de os libertarem. Se calhar estão a pedir um resgate mas nós não podemos pagar. O William foi raptado em Julho, o Adrien mais recentemente.

7. O André Martins ali não rende, está visto. O Marco Silva está a seguir o caminho do Leonardo Jardim e, com isso, a fazer dele (André) o patinho feio (e vamos ver se não é o próprio Marco a pagar as favas, mas já lá vamos). Com o que o William anda a jogar, pergunto-me se o Adrien e o André não poderiam formar o meio-campo.

8. Hoje safaram-se o Patrício (enfim, podia não ter saído no golo para não levar a óbvia chapelada, mas 90 minutos em sobressalto com aquela parelha à frente dão nisto...), o Nani e o Carrillo (que efetivamente cai de rendimento nas segundas partes, ainda assim as primeiras justificam a titularidade).

9. Marco, é muito simples: já há quem diga que não és treinador para o Sporting, e não são poucos. Reage, homem!! Mudar a forma de jogar é complicado - este ano não há tempo para isso, como houve no ano passado, e além disso parece relativamente unânime que jogamos mais agora. Mas manter a dupla de centrais, o triângulo do MC e este PL já não tem justificação, pá. Se não mudas porque achas os outros piores, eh pá, esquece, não tens saída e isto vai ser muito feio. O que é certo é que, se não mudares, não chegas ao Natal (nem ao São Martinho, por este andar). Não é por mim, repara. Por mim, que acredito no futebol que queres que a equipa jogue, tu ficavas até ao final da época, pelo menos! Mas se ainda não percebeste como isto funciona, eu explico: criou-se nos adeptos a convicção de que, com estes responsáveis, é impossível haver maus resultados; quando os há, a culpa não é, portanto, de quem montou um plantel em que nem um dos novos jogadores contratados, com a óbvia exceção do Nani, merece jogar no 11 titular; a culpa vai ser tua, Marco. Vais pagar o preço da incompetência dos outros. Mas olha que eu acho que se tu não mudares nada, és também incompetente. Ou burro. E eu acho que não és nem incompetente, nem burro. Como diz um outro amigo meu: ACORDA!

10. Com este resultado, estamos a caminho da UEFA. O apuramento, que já era difícil, tornou-se a meu ver impossível, uma vez que a grande esperança era o Chelsea limpar tudo e sacarmos uns empates com o Schalke, no pressuposto de que os 6 pontos com o Maribor estavam garantidos. Ora, nem o Chelsea vai limpar tudo, nem sacamos 6 pontos ao Maribor. Admitindo que o Maribor não rouba pontos a mais ninguém (nem falei deles, mas são muito fraquinhos...), temos que ganhar ao Maribor em casa para seguir para a UEFA. Ao menos não falhem isso...

13 comentários:

  1. Bem Koba, bora lá (e este comentário vai ser fácil):

    1. Vamos passar ao ponto 2 que aqui já está tudo dito.

    2. Vamos passar ao ponto 3 que aqui já está tudo dito. Acrescento só uma solução imediata: Virgílio não foi central? O BC diz que ele "sabe, vive e respira futebol"
    http://www.record.xl.pt/Entrevistas/interior_premium.aspx?content_id=808765

    3. Coloquem o Tobias bem longe desta equipa!! Já lhe fizeram uma com o Reus, não lhe façam mais esta maldade! Que se queimem estes. Seria "ouro sobre azul" ver o Tobias a levar com as culpas dos próximos desaires (que vão continuar, sem dúvidas, e não será preciso esperar muito).
    Maurício é um 3º central, nada mais. O Jardel também é um 3º central, mas tem um de 1ª ao seu lado. Maurício tem um que parece o Ronny mas em central, tal é a alineação que tem do jogo. O Jardel (com o Luisão ao lado) serve para a nossa Liga mas, como se viu na 3ª feira, não serve para a Champions (e o Zenit nem sequer é da 2ª linha da Champions). É outro nível. Maurício e Sarr (especialmente juntos) não servem para nada (em termos de futebol). Não há milagres. Havia soluções, mas essas eram de "ingratos", etc.
    Algo tem de ser feito. Hoje qualquer adversário sabe que pode marcar um golo ao Sporting. E nem precisa de se esforçar, é dar a bola aos nossos centrais que eles fazem o resto.

    4. O Cédric esteve mal. Ainda não vou ficar totalmente do teu lado nesta luta. Por 2 factores: veio de lesão; Slimani em campo (o melhor Cédric foi com Montero; poderá não ser por acaso; com Slimani é "despejar bolas" o que, sabemos, está mal).

    5. Em Barcelos vamos ver o que vale o Jonathan. Mas que péssima altura para ser titular...

    6. Preocupante, muito preocupante.

    7. E porque não dar descanso ao Adrien e William e colocar ali o J. Mário e Martins? Com Nani ou Mané à frente do trio?

    8. O Patrício já estava a dobrar os centrais (pudera, com o que tem visto nos jogos e treinos...). Eu acho que está bem posicionado, pois qualquer um deles podia (e devia?) ter atrasado a bola, pois nem sequer estavam pressionados.

    9. O ponto do Post. Está tudo aí. Nem mais. A culpa não vai morrer solteira, vai ser do Marco Silva. Porque tudo o que está acima é deus e não se enganam. Daqui a 2 semanas há Chelsea e antes Gil e Porto. O S. Martinho será o novo Natal?

    10. Aponto para 2 a 3 pontos no total. Veremos o que consegue o Maribor que, como se viu, não é inferior ao Sporting, doa a quem doer.

    abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, quanto ao Slimani comentei isto ontem no SVPN: "é um PL que não dá continuidade a nenhuma jogada. Hoje, vá lá, combinou uma com o Carrillo. Regra geral anda lá a atrapalhar - de três maneiras: (i) não conta na construção das jogadas, (ii) precisa invariavelmente de 3 toques para segurar uma bola e, finalmente (iii) por ser um pinheiro, os colegas têm a tendência de charutar estragando diversas jogadas (mas nisto a culpa não é dele, claro)." O Cedric entra neste terceiro ponto e concordo contigo que o Slimani influencia as tomadas de decisão, mas também não o podemos culpar por isso...

      Este tinha sido o jogo para mudar, o Maribor enquanto adversário é bem mais acessível do que o Gil. Mas enfim, já com o Belém devíamos ter feito algumas mudanças... o jogo da Luz, em que os adversários falharam golos que não costumam falhar e Patrício defendeu tudo o que podia, criou a ilusão de que defensivamente não estávamos muito mal. Mas um treinador tem que ver para além do óbvio...

      Abraço

      Eliminar
  2. Koba,

    agradeço o comentário, embora saiba que a simples menção do meu nick ou do meu blogue lhe podem atrair companhias indesejadas. Sei que isso não o impressionará por aí além, mas ainda assim não me abstenho de lhe lembrar.
    Vou comentar os pontos que não concordo, que não concordo totalmente ou gostaria de acrescentar alguma coisa:

    2- Se o problema fosse apenas para a CL a minha preocupação seria menor. O problema é que essa insuficiência se estende também para o campeonato. Slimani não é "o PL" para um candidato efectivo ao titulo. Isso não invalida reconhecer-lhe qualidades importantes para decidir determinados tipos de jogos. No caso concreto de ontem e apesar das suas lacunas também me parece que a equipa não procurou o melhor que podia dar. A minha pergunta é porque não jogou Montero ainda? Com Nani nas costas e bola no chão as nossas possibilidades seriam melhores.

    3- Concordo. Não há nenhum central que possa ser bom ao lado do Sarr. Enquanto isso o Sporting tem no seu plantel 3 jogadores - Nuno Reis, Paulo Oliveira, Tobias, que o podem ir ensinando o B, A, BA. E concordo que o Marco Silva não pode mudar tudo para Barcelos. Basta que ponha alguém que perceba o essencial da função de 1 central ao lado de Mauricio. Estranhamente, ou talvez não, vejo muita gente a deixar passar a ideia que o Sarr é que deve ficar...

    4-Uma injustiça o que o MS fez ao Esgaio. Ainda se tivesse comprometido. Mas foi apenas o melhor dos 4 nos jogos em que jogou.

    6- O William parece-me 1 questão de ritmo, com a compleição fisica dele há jogadores que demoram a chegar ao seu melhor, acrescendo que não é particularmente intenso ou agressivo sobre a bola e seu portador por natureza, facto que compensa com outras qualidades. O Adrien pode ser algo semelhante ou por vezes me parecer convencido que é o Zidane. O problema é que não faz 1! passe em condições e a defender não está lá. E foi contra o Maribor e contra o Belenenses...

    7- Não fora o Adrien estar como está e diria o mesmo. Um dos melhores jogos que vi ao André foi em Arouca o ano passado, quando Jardim o meteu a 8. Ficou como peixe na água, atendendo às condições do jogo, quase literalmente.

    8- Se me explicarem porque saiu o Carrillo. Quando saiu até o Nani não "estava" lá.

    9- Nem mais. A questão é: ou se assume (confesso que ainda não conseguir perceber a escolha por Sarr. o que me leva a ter menos esperança) e se preciso for dar um murro na mesa ou quem vai apanhar o murro vai ser ele. Precisamente por essa razão essencial: comprar uma batelada de jogadores de qualidade duvidosa não foi um erro foi prevenir o futuro.

    10- aceito mas com uma ressalva: não desta maneira a dar abébias aos Maribores desta vida. E 500 mil dariam jeito e dificilmente teremos uma forma tão fácil de os ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão, quanto ao intróito, deixe-me dizer-lhe o seguinte: citei três pessoas que, a meu ver, percebem mais disto do que eu. E que vêm avisando, de há muito, que o Maurício não serve para titular do Sporting. Hoje, as tais "companhias indesejadas" pedem a cabeça do Maurício. Se cá vierem, será para lhe dar razão a si. Só pode...

      No demais, olhe que concordamos em quase tudo, eu apenas seria um pouco mais, digamos, cauteloso na abordagem porque efetivamente há pouco tempo para trabalhar. Mas na análise estamos de acordo.

      Onde discordo: William Carvalho. Está ausente, não está com a cabeça por cá. E acho que isso está a influenciar negativamente o Adrien. Daí apostar num Adrien com o Martins ao lado. Mas poderia ser o Rosell com o Martins.

      Quanto ao ponto final, enfim, dê lá por onde der temos que ganhar ao Maribor em casa. Nem me passa pela cabeça que tal não aconteça. Mas neste blog tenho um histórico péssimo nestas previsões, lembro-me de "apostar" com um comentador sobre o resultado do Sporting com o Videoton e dizer que o pior que admitia era o empate. Levámos 3 secos...

      Eliminar
    2. Leão e Koba,

      3. Também acho que quem deve sair (não podendo sair os 2) é o Sarr. E este, ontem, foi o principal responsável pelo golo sofrido. Tanto um como o outro foram péssimos. Mas um, o Maurício, nós já vimos fazer melhor (se isso chega ou não, é outra questão), o outro...

      4. Acho normal alguma rotatividade, Esgaio fez 3 jogos seguidos, normal dar entrada a outro. Se o Cédric esteve melhor? Claro que não. Esgaio em Barcelos, também pela lógica da rotação.

      7. O André até a 6 é bom. Nunca a 10, nunca.

      Já agora, o Slimani que é "quase um deus", já tem mais jogos que o Montero mas só tem mais 1 golo. Já há ocaso, como dizia a CM para Montero?

      Eliminar
    3. Cantinho,

      No mesmo comentário que fiz no SVPN e que citei há pouco, também escrevi isto: "o superavit relativamente a Montero é de 1 golo, por sinal oferecido pelo GR do Benfica, num lance em que a bola entraria ainda que lá estivesse o Carlos Saleiro...".

      Não retiro mérito a quem lá está para faturar (aliás acho essa uma das qualidades que o Slimani tem) , mas convenhamos que a diferença para o Montero é de 1 vs 0. E que o golo marcado é esse.

      O que mais me custa nisto é estarmos todos a "bater" tanto em jogadores que não pediram nem para ser contratados, nem para jogar, nem para ser titulares. O Sarr por exemplo disse que vinha para crescer e aprender. O Slimani até queria sair (onde andam os que o queriam a treinar no pinhal?). Enfim, ser sportinguista (infelizmente) também é isto.

      Eliminar
  3. 2. Acho que o que falhou no planeamento dos centrais foi a saída de inesperada de Dier. Ficámos muito a perder com a sua saída.

    3. Eu trocava os 2. Considero Maurício um bom 3º central para ter no banco mas não mais que isso.

    4. Foi desesperante ver os cruzamentos do Cédric. Balões atrás de balões sem qualquer nexo. Esgaio demonstrou ser muito mais jogador nestes poucos jogos que teve.

    5. O Jefferson parece que desaprende de jogo para jogo. A continuar assim chega ao nível de um Evaldo (que é o mesmo que bater no fundo).

    6. Penso que o William está a sofrer muito também com a falta de qualidade dos centrais. Já Adrien, sempre foi competente a recuperar bolas mas para iniciar a construção de jogo é muito fraquinho. Em cada 10 lances deve perder 8 vezes a bola. Muito mau para uma ideia de jogo que passa por ter posse e critério com a bola. Como Leonardo Jardim, isto não se notava tanto porque a equipa se limitava a jogar para as alas.

    7. Concordo plenamente. Deixem de queimar o rapaz que faz o melhor que pode numa posição que não é a dele. Agora todos pedem o João Mário no lugar dele. Mas como é um jogador de características semelhantes, mais tarde ou mais cedo vai acontecer o mesmo.

    8. Mané também esteve bem. Slimani, apesar de ser muito inferior a Montero, também foi competente. Mas quando se quer que a equipa jogue pelo chão, se calhar é mais fácil ter em campo um jogador que não tenha tijolos nos pés não?

    Em suma, ou o Marco Silva começa a acordar para a vida ou vai ser castigado pela sua própria incompetência. Uma coisa é dizer que não temos bons centrais (o que concordo), outra é dizer que o problema é apenas esse (o que discordo). Como tinha dito no post anterior, o "casting" tem de mudar. São jogadores que não têm qualidade para serem titulares no Sporting. Maurício, Sarr, Adrien e Slimani. 4 dos 5 jogadores do corredor central! O 5º é André Martins que joga numa posição que não é a dele!

    Deixa de ser incompetente, Marco!

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RMSCP, não quero voltar à discussão que tivemos na altura, mas de duas, uma: (i) ou se sabia da tal cláusula e a probabilidade de saída era relativamente alta (5M€ são trocos para qualquer clube inglês, mesmo do Championship); (ii) ou não se sabia da tal cláusula e andava tudo a dormir, porque pelos vistos estava no contrato desde que o Dier tem 16 anos.

      Mas adiante, já todos percebemos que o tema não foi devidamente acautelado. O facto é que o plantel tem 5 centrais: Maurício, Sarr, Oliveira, Rabia e Tobias. Nunca vi o Rabia jogar, mas digo desde a primeira jornada que o Oliveira não começou bem e quanto ao Sarr, enifm, confirmam-se as expectativas - muito verdinho, para não dizer muito mais. Com o Rabia lesionado, a solução parece-me evidente. Entretanto o Maurício baralhou-me as contas com exibições muito fracas...

      Bom ponto, a parte final do 6. Efetivamente a equipa com Jardim perdia menos a bola, porque arriscava menos. Com um jogo interior mais desenvolvido, a capacidade de passe tem que estar em níveis mais elevados. Daí que se sugira o André Martins no lugar do Adrien ou, no meu caso, uma dupla Adrien/Martins porque este William parece perdido em campo.

      Nem falei dos suplentes no post, tem razão: João Mário não esteve mal, assim como Mané, mas este último falhou dois golos, um deles inacreditável, Mas esteve bem, concordo.

      SL

      Eliminar
  4. A proposta de jogo parece melhor mas ao mesmo tempo há uma série de jogadores que parece que desaprenderam.
    Cédric – Está uma banalidade, opta sistematicamente pela mesma jogada, os mesmos centros sem sentido, sem critério.
    Maurício – Nem me apetece falar. Onde anda o tipo limitado mas que estava conseguia estar sempre focado??
    Jefferson – É desesperante os buracos que deixa nas costas e o ar displicente como volta à sua posição. A atacar parece que a cada jogo se vai banalizando mais um pouco.
    William - Parece que perdeu o dom da omnipresença. Esta nova versão complica, falha passes, parece mais lento.
    Adrien – Continua rotativo mas com tantos passes falhados tudo se torna mais difícil.
    André Martins - Por culpa própria ou não passa largos minutos ao lado do jogo.

    Voltando ao início a proposta de jogo será melhor, mas será que se adequa às características dos jogadores? E haverá capacidade para afinar este modelo? A culpa será só dos famigerados centrais?

    Enfim… mau demais para ser verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FCS, no que respeita ao Marco Silva, reconheço-me suspeito: fiquei muito agradado com a contratação deste treinador e por acreditar nele defendê-lo-ei até onde for possível.

      Como costumo dizer por aqui, sou um resultadista mas reconheço que quem joga mais tem mais probabilidades de ganhar mais vezes. Mesmo que o Marco não esteja a ter resultados, a "proposta de jogo" (gosto da expressão, agora está em voga!) é suscetível de conduzir a melhores resultados. Falta dar um toque no casting.

      SL

      Eliminar
    2. O meu ponto é que os jogadores não parecem confortáveis com o que lhe é pedido. Em especial o quarteto defensivo. Isso não me parece apenas uma questão de casting.

      Eliminar
    3. FCS, relendo a parte final do comentário percebo que não tinha entendido bem. A meu ver, os jogadores não estão confortáveis porque lhes falta qualidade para o que o Marco Silva quer. Percebo o ponto, mas mudar isso seria baixar a qualidade do jogo que o Sporting quer jogar. O Marco prefere que a proposta de jogo seja de qualidade, ainda que correndo alguns riscos com os centrais. Eu acho que ele deve correr esses riscos com centrais que, ainda que inexperientes, lhe ofereçam outras garantias. Mas no fundo o FCS tem razão: este futebol não se adequa àqueles centrais.

      Eliminar
  5. Todos,

    Um pouco mais a frio...

    A Bola diz que Maurício e Sarr pediram desculpa e Marco Silva os vai manter. Do ponto de vista da gestão de recursos humanos, ganhou 2 jogadores, não tenho dúvidas. Do ponto de vista puramente desportivo, se o resultado não for a vitória e sofrermos um golo que seja, o Marco Silva vai pagar o pato.

    Não sei se o elogie pela coragem ou o critique pela teimosia. Se é verdade que isto soa um bocadinho a Paulo Bento na seleção, "convocar sempre os mesmos para ganhar o grupo", também não deixa de ser verdade que retirar os jogadores, principalmente Sarr, depois de um lance daqueles, será como passar a mensagem de que são (só) eles os responsáveis.

    Eu acho que mudaria. Mas, mais a frio, percebo a indecisão...

    ResponderEliminar