13/08/2014

Entrevista de Bruno de Carvalho


Muito embora as gravações automáticas sejam relativamente recentes, já me habituei a elas. Nada me irrita mais na SportingTV do que  não ter gravações automáticas. Como não pude ver a entrevista de BC à hora programada (e apesar de anunciada a repetição do Sporting Direto para a 1h a verdade é que passou uma entrevista do Fernando Correia), tive que ver no youtube, tendo apanhado uma edição algo estranha. Mas acho que apanhei o essencial da entrevista.

Começo por dizer que BC é um animal televisivo. Acho que nem ele sabia que o era quando se candidatou pela primeira vez. O efeito surpresa do 1º debate para as eleições de 2011 deve tê-lo sido também para o próprio. A verdade é que BC, na TV, é um craque.

Mas por vezes não chega e ontem, a meu ver, não chegou para todas as encomendas. Reforço o "a meu ver" porque, pelo que já percebi por essa blogosfera fora, está toda a gente fascinada com o lado "craque da TV" e muito poucos atentos à substância do que disse o presidente.

E o que disse o presidente?

Dier

1. BC disse que não lhe falou porque, nesse dia, se recusou a treinar. Ora bem, Dier na entrevista diz que foi à Academia buscar as suas coisas e despedir-se, encontrou BC e este limitou-se a cumprimentá-lo. Se foi despedir-se, já tinha a transferência acordada. E BC quer convencer-nos que é normal exigir a um jogador com transferência já acordada (e nos termos em que foi) que treine no dia em que se vai despedir? "Eric, vai lá para o Tottenham então, mas amanhã já sabes, apresentas-te para treinar na Academia, é muito importante que um jogador que nunca mais vai cá por os pés treine amanhã". Esta, desculpem lá, só aprecia quem está de tal forma fascinado com o craque da TV que nem ouviu bem o que disse o presidente do Sporting. E mais: acho que BC tinha esta mal preparada (e isto é um elogio: normalmente, as desculpas não são assim tão esfarrapadas). 

2. Nota positiva para o facto de não ter forçado a nota da responsabilidade das anteriores direções (tema que, aliás, o entrevistador puxou a despropósito), tendo saído da situação com a elegância que deveria ter sempre que surgem estas  situações. Algo como "agora não interessa se vem de outras direções ou não, a verdade é que a cláusula existe" é efetivamente a postura certa, e a que esperava de BC de há uns tempos a esta parte. Ficou, todavia, por explicar se o Sporting, quando iniciou negociações para a renovação, sabia da cláusula dos 5M€. BC focou-se no seguinte: "se a cláusula existia e a vontade era sair com base nela, andámos todos a perder tempo com a renovação". Não convence: se a nossa proposta fosse suficientemente boa e equilibrada no que concerne à cláusula de rescisão (ainda que possamos obviamente discutir o que é "bom" e "equilibrado" para Dier), nem se colocava o problema da cláusula dos 5M€, porque ficaria obviamente fora do caminho, em caso de acordo total.

3. No demais, acho que esteve bem (muito embora um ou outro remoque fosse dispensável, nunca ultrapassou os limites): desejou felicidades ao Dier, disse que sempre lhe deu todo o apoio, não mandou bocas despropositadas ao pai/agente e manteve sempre um tom sereno. 

Rojo & Slimani

1. BC não deu grandes detalhes sobre os motivos que levam a que Marcos Rojo e Slimani estejam sob alçada disciplinar. A dado momento, pareceu dar a entender que Slimani estaria a ser punido por falar demais, mas não desenvolveu o tema. Aí, e bem, o entrevistador tentou puxar mais mas BC não falou. Também bem. Limitou-se a salientar que os jogadores não estão na equipa B (e ainda bem). O erro, aqui, foi trazer (ou deixar trazer) isto para a praça pública e deixar os rumores correr. Se acabarmos por resolver estes problemas, é inevitável o dano na imagem dos jogadores. 

2. BC esclareceu também que, afinal, não tínhamos a opção de comprar 25% do passe de Rojo, fosse por que valor fosse, em 2013. Para mim, não é muito relevante, uma vez que desvalorizei esta possibilidade desde o início. Mas parece algo confuso o contrato, bem como o valor a que o Spartak terá direito se vendermos Rojo. Se for como está descrito aqui, estamos perante um negócio incompreensível.

3. BC falou também para dentro, dizendo que não cede a agentes, fundos, etc. É um discurso que se compreende mas vale o que vale. Compreender-se-ia melhor se proferido antes de viram a público os problemas com Slimani e Rojo.

4. Depois, vieram os calhaus para os telhados de vidro, criticando (e ameaçando denunciar) os clubes que aliciam jogadores antes de chegar a acordo com os clubes que detêm os passes. Bom, mas alguém acredita que o Sporting não faz o mesmo? Alguém acredita que o Slimani (sim, esse mesmo) quando pressionou o seu clube na Argélia para sair não tinha já tudo acordado com o Sporting? Alguém acredita que o Ramy Rabia, quando fez o mesmo com o Al-Ahly, não tinha já tudo acordado com o Sporting? Francamente, esta não percebi.

Chico Bala

Para mim foi a pior parte da entrevista porque neste caso parece-me mais do que evidente ser desnecessário expor o jogador. Para quê a conversa do "vamos apurar responsabilidades"? Claro que vamos, mas isso fica dentro de casa. Para fora, a mensagem só poderia ser uma: "foi um problema administrativo, está resolvido, a forma como tudo se processou está a ser analisada mas é um assunto interno do clube e acho que não faz sentido perder mais tempo sobre o tema". Permitir um filme mediático por causa de um carimbo, francamente, não lembra a ninguém.

29 comentários:

  1. A SportingTV tem "gravações automáticas". A SportingTV em HD é que não tem. Pelo menos no Meo.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo. Alias, supreende-me que ainda ninguem tenha referido o que acabou de escrever acerca do "ultimo treino" do Dier. Ate parece que jogadores com transferencia acordada (e principalmente se sem o acordo do clube como esta foi) fossem treinar e arriscar-se a levar uma patada (sem querer ou encomendada), lesionar-se e perder a transferencia.

    Em relacao aos contacto de outros clubes a jogadores, pensar que os jogadores nao conhecem as propostas ao mesmo tempo ou antes de serem apresentadas aos clubes e' ser MUITO ingenuo. Como se os clubes interessados nao perguntassem primeiro aos agentes da abertura do jogador em se transferir, para nao perder tempo. E pensar que o Sporting nao faz o mesmo e' ser MUITO, MUITO ingenuo. Alias, os agentes existem para isso mesmo: para os clubes interessados nos seus agenciados lhes perguntarem se o jogador esta interessado numa transferencia ou nao. NINGUEM comeca pelo clube onde o jogador esta a jogar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não cometer ilegalidades é ser MTO MTO ingénuo...

      Eliminar
    2. Atenção !!! Uma coisa é falar com um jogador depois de se ter perguntado ao clube se o podemos fazer (mesmo que as negociações ainda não estejam concluídas), outra coisa é falar com o jogador sem sequer dar cavaco ao clube.

      Eliminar
    3. Ai sim? Entao explique-me la, no mundo real, como se processam as transferencias.

      E ja agora, como disse o Koba, acha que o Sporting nao teve nada a ver com as pressoes de saida do Slimani e do Rabia? Acha que o Sporting nao contacta os agentes dos jogadores para saber se estao interessados em vir?

      Eliminar
    4. Simples. O clube comprador contacta o empresário do jogador a perguntar sobre as condições contratuais existentes e se o jogador está interessado em mudar-se. Se o empresário disser que sim, o clube comprador contacta (seja através do empresário ou de contacto direto) o clube do jogador e discutem valores.

      Entretanto o clube comprador pergunta ao clube do jogador se pode começar a discutir valores com o jogador. Se a resposta for "sim", começam a propor um contrato ao jogador, se for "não", então não podem.

      Simples, não é?
      Se é isto que acontece atualmente. Não deve ser em todos casos, mas é o que devia.

      Eliminar
    5. Mike, isso e' presumir que os clubes conhecem todos os jogadores a jogar em todo o mundo e sabem exactamente quem querem.

      Voce acha que o Sprting sabia quem era o Tanaka, por exemplo, ou nao acha que foi o agente dele, ou alguem das suas relacoes que o mencionou ao Sporting? Ou o Sporting chegou ao Tanaka fruto do profundo conhecimento que o Inacio tem do campeonato Japones?

      Voce nao acha que as transferencias nao comecam, na sua maioria, ou com o clube a perguntar a um empresario, ou a um grupo de empresarios que jogadores eles teem com um determinado perfil, ou com o agente a lembrar o clube que ele representa determinado jogador e que ele veria com bons olhos uma transferencia?

      A serio, se queremos falar disto com alguma seriedade, convem comecar a nao fingir que somos ingenuos acerca destas coisas.

      Eliminar
    6. Mike, isso o que voce esta a dizer, e' em larga medida o que eu estou a dizer tambem. O Rojo nao precisa de saber o contrato que o MU lhe esta, alegadamente a oferecer (provavelmente nao ha nada ainda), so precisa que o empresario lhe diga: "O MU perguntou por ti,". E chega. E o mesmo para o Slimani. Ele so precisa de saber que o Schalke, o Leicester perguntou por ele. E nao precisa de saber mais, porque toda a gente sabe (e ele tambem) quais sao os salarios que se pagam em Inglaterra e na Alemanha.

      O que o Bruno diz e' que mesmo isso e' uma vergonha e que o Sporting nao faz isso sequer. Isso, como e' evidente, nao e' verdade.

      Eliminar
    7. Mike, percebo o ponto mas convenhamos que ninguém aborda um clube sem ter pelo menos um princípio de acordo com o jogador.

      Faz-me lembrar os meus tempos de FM :). Às vezes perdia imenso tempo a negociar com um clube e finalmente aceitavam a minha proposta, para depois o jogador nem sequer querer negociar. Pensava para comigo "bom, isto não funciona assim de certeza!".

      Mais a sério, duvido que BC, logo ele, se tenha desgastado a negociar com o Al Ahly entre Maio e Agosto (2 a 3 meses, portanto) correndo o risco de o Rabia vir dizer "eh pá, escusavas de ter perdido tempo, por esse valor estou muito bem aqui no Egito". Já se tinha abordado o empresário, que já tinha confirmado com o jogador que, por esse motivo, "ajuda" o Al Ahly a decidir pressionando o clube a aceitar a proposta do Sporting.

      E o Bale com o Real Madrid, e o van Persie, e o Ronaldo. Não havia a mínima hipótese de começar a negociar sem o jogador saber quanto iria ganhar, eu pelo menos não acredito nisso.

      Mas sim, no plano dos princípios deveria ser como descreves...

      Eliminar
    8. Ja agora, este thread esta um bocado confuso. A minha resposta as 15h48 era para o Mike as 15h33 e a minha resposta as 15h54 e para o Mike as 15h46.

      Eliminar
    9. Koba,

      O Bale? Esse foi outro que se recusou a treinar e fez aquela cena toda. O problema foi que o valor era tão astronómico que o Tottenham se viu mesmo obrigado a vende-lo.

      João,

      Sobre o Tanaka, claro que acho que foi o empresário que veio "da-lo" ao SCP.
      Sobre o assunto do Rojo e Slimani o que temos que discutir na realidade nao é se o clube fala com A ou B e sim porque é que o jogador se arma em Bale, recusando-se a treinar. Isso sim é uma discussão relevante.

      Eliminar
    10. La esta Mike, na letra da lei de transferencias o que descreve do Tanaka e' ilegal.

      Eliminar
    11. Mike, pode sempre acontecer, infelizmente

      Aconteceu com o Quaresma quando forçou a ida para o Inter

      E acho bem que o Sporting reaja disciplinarmente - quem não comparece para treinar, é multado

      O que lamento é o circo mediático à volta disto. Se o Rojo e o Slimani ficarem, são mais dois assobiados em Alvalade. Como se não chegassem o Carrillo, o Martins, o Mané...

      Eliminar
  3. "Muito embora as gravações automáticas sejam relativamente recentes, já me habituei a elas. Nada me irrita mais na SportingTV do que não ter gravações automáticas. "

    Qual é o serviço que tem?

    Se tem gravações automáticas nos outros canais é porque tb tem na Sporting TV. No caso da NOS (meu operador) terá de ir ao serviço iris e activar a gravação para o canal (limitado a 80 canais - por isso retira algum e coloca a Sporting TV). No outro operador provavelmente tb funciona assim.

    Pesquise no fórum sporting que tem lá como fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/televisao/iris/Pages/gravacao-automatica.aspx

      Tens aqui como se faz na NOS

      Eliminar
  4. Leão das Ilhas e António Gomes,

    Começo a perceber que, na realidade, só o canal HD é que não tem gravações automáticas!! Posso ter tido o azar (nabice seria mais correto mas há que manter alguma postura...) de tentar sempre no 34 (HD) e nunca no 35. Hoje vai ser a primeira coisa que vou fazer quando chegar a casa e amanhã venho cá, com grande probabilidade, fazer um desmentido em letra minúscula!

    Obrigado a ambos pelos esclarecimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o HD na NOS tem gravações automáticas...

      Eliminar
    2. António,
      Ontem consegui ver o Sporting Direto pelas gravações automáticas. Não tentei pelo HD porque não está na lista de opções (deve haver forma de o colocar lá, mas não me preocupa porque a versão "normal" chega bem). Era mesmo nabice minha.
      SL

      Eliminar
  5. Peço desculpa em falar doutro clube aqui, mas não resisto a dar esta bicada no SLB:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=494642

    Então não era o Candeias o próximo Quaresma, a época passada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeito, gosto do Candeias. Com Gaitan, Salvio, John e Sulejmani não tem lugar. Mesmo se sair Gaitan, ainda há (?) Pizzi. Mas Candeias seria uma boa opção apra 4º extremo, a meu ver. Simplesmente há outros melhores.

      Eliminar
  6. Mike, desculpa a insistência mas achas que o BC autorizou isto? (a pergunta é sincera)

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=494660

    Se não autorizou, mas o Jefferson continua a comparecer aos treinos, a dar 100%, a jogar se for chamado, etc., achas que vai ser alvo de alguma ação disciplinar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naõ faço puto de ideia, mas só há 2 hipoteses: ou o Sevilha pediu ao SCP para falar com o jogador ou não pediu.
      De qualquer maneira, se o jogador não falta aos treinos não merece processo disciplinar.

      Eliminar
  7. Pelos vistos vale mesmo tudo! O homem pelos vistos nem empresário tem.

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=899664

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FCS, por acaso estava a usar a "notícia" mais como exemplo do que outa coisa. Admitindo que o Sporting não tinha autorizado o (pretenso) empresário a falar com o Sevilla, não seria por isso que iríamos penalizar o Jefferson (ou o Sevilla).

      No caso, pelos vistos, nem sequer há fumo, quanto mais fogo! (mas desta feita a notícia vinha de um OCS espanhol, os indígenas limitaram-se a reproduzir)

      Eliminar
  8. Koba,

    O "vale tudo" não era dirigido a si naturalmente. Mas aos OCS cá do burgo.

    Pegando nas questões de ontem, confesso que não sei como se evitam estes casos mas parece-me claro que não é cedendo a chantagens, senão qualquer jogador terá as portas abertas a todo o momento.

    Relativamente à compra do Rojo... à luz dos novos desenvolvimentos, só consigo perguntar como é possível!!?? Num tempo de vacas ainda semi gordas porque um negócio assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FCS, eu percebi, não se preocupe!

      Cedendo a chantagens, não. Agindo disciplinarmente, sim. Transformando os temas em folhetins mediáticos, também não. No caso particular do Marcos Rojo, mesmo considerando, face às "notícias" de hoje, que de facto o negócio é mau (mas seria muito difícil que o não fosse), vendendo. O caso do Slimani parece mais complicado, mas a verdade é que não temos muitos detalhes.

      Quanto ao negócio "original", só não concordo que as vacas fossem semi-gordas, já eram mesmo muito magrinhas. Um dos principais problemas de Godinho Lopes foi aliás criar uma estutura salarial muito acima das nossas possibilidades sem quaisquer receitas (nem sequer extraordinárias) que o sustentassem. Até se poderia perceber, assim sendo, o apoio dos fundos e percentagens de passes longe dos 100%; mas não consigo mesmo perceber que o Spartak tivesse direito a 1M + 20% não sei de quê quando só temos os tais 25%. Terrível!

      Eliminar
  9. Koba,

    Não querendo abusar.... consegue descodificar isto?

    "Por vicissitudes alheias à Doyen, aproveitamos ainda para esclarecer que mesmo pelo valor da cláusula o Sporting tem os mesmos direitos que tem hoje não recebendo portanto mais dinheiro ou contrapartidas caso a oferta seja de 20 ou 30 milhões, sendo trinta o valor da cláusula de rescisão"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indecifrável. Se é tudo em percentagens, com exceção do tal 1M€, não percebo esta conclusão. O comunicado desta madrugada vem dizer que esta afirmação não faz sentido...

      Eliminar
    2. O que quer dizer e' que o Sporting teria direito a uma % do valor da transferencia ate um valor maximo de X.

      Neste caso especifico, vamos supor que o Sporting teria a receber 25% do valor transferencia ate um montante maximo de 5 milhoes. No caso referido no comunicado, 25% de 30 milhoes corresponde a um valor de 6 milhoes, acima do limite de 5 milhoes, pelo que ao Sporting caberia os 5 e nao 6.

      Eliminar