03/06/2014

Reforços - os nomes de que se fala (I)

Os que estão certos, de acordo com a imprensa:

Petkovic - DD proveniente do Crvena Zvezda Beograd (não gosto de traduzir nomes de clubes...), já foi dado como certíssimo e assegurado; depois como tendo rejeitado proposta; depois novamente como certo; e agora foi esquecido e ninguém sabe o que se passa. Não é segredo para quem lê este blog que a época do Cedric ficou abaixo das (minhas) expetativas, mas também não é segredo que considero que o Cedric tem muito mais valor do que o demonstrado este ano (e como foi dito pelo Cantinho do Morais num dos muitos debates que fomos tendo, aquela tendência cruzadora pode ser resultado de uma instrução do - anterior - treinador). Tendo em conta as nossas limitações e o facto de termos um jogador na equipa B - Ricardo Esgaio - que faz a posição satisfatoriamente (muito embora eu entenda que como DD nunca será mais do que uma alternativa), eu não contrataria um DD, antes daria o lugar de segunda opção ao Esgaio. A menos que o Cedric esteja de saída ou, simplesmente, se considere, em Alvalade, que depois de 2 anos não tão bons como titular, Cedric será, ele próprio, a alternativa ao DD titular... É que sinceramente não percebo que se gaste 1M€ para contratar um suplente, nas nossas atuais condições.

Oriol Rosell - MD proveniente do Kansas City, já está em Lisboa para testes médicos. Não surpreende a contratação de um MD - disse aqui que se o Slavchev é um box-to-box, não era ele o substituto/alternativa ao William e que iríamos contratar um (outro?) MD, saia William ou não. É, portanto, uma das contratações esperadas. Não conheço o jogador, espero que tenha o impacto do Montero e a resistência (que este último não teve) para aguentar todo um campeonato com um ritmo mais forte do que o americano (ainda para mais quando o jogador é contratado em plena competição).

Os quase certos, de acordo com a mesma imprensa:

Fidel Martinez - extremo que atua no Tijuana do México. Normal que se procure um extremo (reforço: 1 extremo), só espero é que não se esqueçam que há uma equipa B. Se Capel sair (como espero) e Carrillo ficar (como espero), eu contaria com Carrillo, Mané, Heldon, o tal reforço e puxaria um extremo da equipa B para fazer o papel que fez Carlos Mané na época passada.

Charles Monsalvo - avançado do Tolima da Colômbia, viria preencher a vaga de 3º PL. Não dá para perceber se seria jogador para a equipa A ou para a equipa B mas tendo 24 anos (segundo vi) calculo que se destine à equipa A. Nesta lógica, não se percebem os rumores que irei referir abaixo.

Josef Martínez - joga na posição 10 nos suíços do Young Boys (porque traduzem Crvena Zvezda e não traduzem o nome deste clube para "Jovens Rapazes"?). Tenho dúvidas quanto à necessidade deste jogador: ou Shikabala está envolvido num negócio inexplicável ou será ele a opção para esta posição, não? Sendo que as alternativas, reforço, devem ser encontradas dentro de casa. E muito embora Vítor e André Martins sejam mais 8 do que 10, poderiam ser opções nesta posição.

Os rumores (são muitos, apenas dois destaques)

Derley - seria uma boa opção, só não percebo então o Monsalvo... admitindo que o Marco joga na mesmo esquema que utilizou no Estoril no ano passado, dificilmente atuaremos com 2 PL. E estando apenas 1 em campo, creio que com 3 jogadores na posição (mais uma equipa B, nunca esquecer) estaríamos tranquilos.

Rafael Martins - também uma boa opção (já sei que me vão cair em cima por causa deste) mas mesmo com a sua versatilidade (é uma espécie de Derlei) fica pouco compreensível a necessidade de contratar o Monsalvo e o Martinez. Alternativa porque falhou Derley? Ou será que há um PL de saída (Slimani...)?

Uma preocupação: nunca mais ouvimos falar de 1 central. Espero que seja devido à discrição com que estão a ser feitos contatos para a contratação de um jogador para esta posição. E ainda falta uma alternativa ao Jefferson para DE (estou a assumir que o Marcos Rojo vai mesmo sair - era ele, mesmo atuando a DC, a alternativa no plantel 13/14).

PS: Sábado lá estarei no Congresso Leonino. Depois darei conta por aqui do que por lá se discutiu.

15 comentários:

  1. Caro Koba,

    Petkovic - ou é um excelente negócio ou preferia a situação do ano anterior, procurando a prorrogação do empréstimo de Piris. Provavelmente não seria muito difícil convencer o jogador, com a CL. A sua polivalência e experiência seria muito mais útil do que ir buscar um miúdo de 21 anos, se a ideia é concorrer com Cédric. Esgaio não parece entrar nestas contas até porque se fala de um empréstimo para o clube belga onde já está Nuno Reis. Ainda que fique não o vejo como LD.

    Rossel - é 1 nome interessante pelo menos pelo background. Como costumo dizer a boa educação é indispensável e no que dis respeito ao seu clube de origem dificilmente poderia ter tido melhor. Terá pelo menos a virtude de não ter que se lhe ensinar o B, A, BA, como a muitos de elevado potencial mas sem escola.

    Os outros nomes todos de que se fala seguramente que não contarão todos, provavelmente haverá negociações em curso, com o Sporting a tentar assegurar um bom posicionamento junto dos que mais lhe interessam. Dos avançado falados pelo Koba preferia o Derlei ao Rafael Martins, mas sem me encantar por nenhum deles. Ah, mas eu não sou de bater em ninguém :-).

    Quanto aos extremos ficava com o Mané e Carrillo e desfazia-me dos outros, procurando trocas (Horta na troca com Héldon era um upgrade) gostando da ideia 1 um quarto venha da B. Não estou a ver é qual. O Iuri? Ou o Dramé que foi mais feliz mas que acho inferior?

    Não surpreende que DC e LE sejam os lugares menos falados. Paulo Oliveira já lá está e enquanto Rojo estiver o quadro está completo, quase para os 2 lugares.

    Quanto ao Congresso creio que dficilmente deixará de ser uma desilusão, se atendermos ao que foi a participação do congresso anterior. Culpas de cada um que não puser lá os pés (mea culpa) e dos organizadores, cujos temas escolhidos na generalidade assim o ditam.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Cantinho,

    Nos extremos estou a ser pragmático, e não é por ter defendido a contratação do Heldon: dificilmente vamos dispensar um jogador que contratámos em Janeiro e pelo qual pagámos 1M€. Logo, assumo que o Heldon fica. Quanto aos jogadores da B, defendo que deve ser dada prioridade aos da casa a menos que estejamos perante um jogador excecional, o que até pode acontecer (pense-se no Deco).

    No DC confesso que me esqueci do tal Ramy Rabia. Estou a achar isto tudo muito estranho, sei que temos dificuldades no mercado, mas o Rabia tem também 21 anos. Cheira-me a saída do Dier e continuação do Maurício a titular mas espero que o Marco Silva tenha uma palavra a dizer em tudo isto.

    Quanto ao Congresso, a agenda é uma profunda desilusão e demonstra, a meu ver, uma postura algo sobranceira difícil de transmitir por escrito. Dá um pouco a sensação de que os temas "relevantes" ficam para discutir em AG, onde todos sabemos como (não) funciona a capacidade de ser introduzida qualquer novidade/sugestão/alternativa (e onde as direções, com maior ou menor dificuldade, fazem passar o que querem, como se viu mesmo com Godinho Lopes no auge da contestação); e os temas mais "programáticos" deixamos para o Congresso, já que, por muito boas ideias que surjam, nunca afetarão as opções estruturantes já tomadas. Convenhamos que isto sempre foi assim, eu e outros é que entendemos que poderíamos usar o Congresso para aproveitar um património inigualável: os sócios. Mas enfim, as coisas não mudam de um dia para o outro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O dinheiro virá de Dier, William e Patrício. 2 destes devem sair. Quem compra quer boa qualidade, algo que não vem jogadores de que podem ter uma ou outra época "melhor" (Capel, Rojo, Maurício, Slimani, Rinaudo, etc).
    Comprar um DD (por 1 milhão, com 21 anos e "sem nome") é um insulto. Cédric fez uma grande época (para mim foi mesmo dos melhores). Só de pensar que alguém pensar contratar um DD até dá arrepios. Ainda mais quando, há cerca de 1 ano e meio, ainda existia Pereirinha, Arias e M. Lopes (de quem não gosto nada) nos quadros. Acrescentando Cédric e Esgaio...
    Se Esgaio vai embora (ainda mais para a Bélgica) é porque não se conta com ele.
    E, por este andar, ainda sairão João Mário (ou neste ou no próximo ano - veremos se será aposta) e como ficou o cérebro de Carrillo depois daquilo que Leonardo Jardim (e as bancadas de Alvalade) lhe fez.

    Posto isto, é provável que venha um camião próximo daquilo que os jornais falam (não conheço nenhum desses "americanos" do centro e sul). Já vieram 3 (ou 4 com esse DD) e ainda não saiu ninguém.

    Heldon, até ver, foi demasiado caro. Se apresentar a qualidade que teve desde Janeiro, em Dezembro ainda estará mais caro. Por mim saía também.
    Dos avançados que se falam, só virá um deles. Gostei do Derley o outro não reparei bem. Betinho deve rodar fora até desaparecer do radar. É normal, é da formação.

    A ideia do empréstimo do Píris que o Leão fala seria boa. Custos baixos (empréstimo), conhecimento do clube e realidade nacional e opção para as duas laterais.

    Eu sonhei com isto:
    Patrício
    Cédric; Dier; Tobias; Jefferson
    William
    João Mário; Adrien
    Martins;
    Montero; Carrillo (Iuri Medeiros)

    E ainda se teria: Esgaio, Semedo, Rossel, Wallyson, Paulo Oliveira, Slavchev, Dramé, Chaby - ainda faltam jogadores, mas o resto coloquem vocês :)

    Se não há dinheiro para atacar a Liga (com Jesus cá e um Porto ferido as opções são quase ZERO), se o treinador tem 4 anos, então que se faça uma equipa com jogadores "nossos" e que querem crescer e jogar todos os dias.
    Notem que só coloquei como novidades os jogadores que já estão contratados. Caso contrário não colocava nenhum.

    ResponderEliminar
  4. Cantinho não, LdA!!! Peço desculpa pela confusão...

    ResponderEliminar
  5. (agora sim) Cantinho,

    É uma boa ideia mas em boa verdade o Marco Silva não joga nesse sistema (parece-me que apresentas um 4x4x2 losango). Que 11 proporias no sistema do Marco? Só uma nota: não conheço bem o Tobias Figueiredo, mas considerando a idade do Dier e do Paulo Oliveira, não ficaríamos com uma defesa muito "verde" (no sentido menos bom da palavra)?

    Quanto ao DD, e como se vê pelo texto, concordo em traços gerais. Não percebo mesmo como com tantas limitações vamos contratar 1 DD por 1M€.

    Por outro lado, saliento apenas que dos jogadores que andaram pelo Cercle apenas o William teve aproveitamento. Os outros nunca tiveram verdadeiras oportunidades. Agora, admitindo que seriam jogadores para acompanhar, pergunto-me se não é preferível (não só o Esgaio como também o Betinho, o Semedo e outros) alinharem no Cercle em vez da equipa B ou no Reus ou no Setúbal como suplentes.

    Duas grandes incógnitas do defeso: Rinaudo e Viola.

    E o que fazer com o Zezinho? Gostei dele quando jogou no ano passado (bem sei que fazia faltas atrás de faltas mas enfim, isso modera-se).

    Muitas dúvidas...

    PS: admitindo que o Rosell vem para o lugar do William, faz sentido. Os outros ainda não percebi...

    ResponderEliminar
  6. Já agora... http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=481593

    Significará isto que Insua estará a caminho da Luz?

    ResponderEliminar
  7. O Rosell ao assinar hoje, fica com um mês e picos de férias, dará para se apresentar fresquinho no início dos trabalhos.

    Se o Insua for para o Benfica, convém recordar que temos 37% do passe.

    ResponderEliminar
  8. Koba,

    antes de mais, esqueci-me do Mané (imperdoável).
    O objectivo é fazer um plantel/equipa "made in" Academia colocando, somente, jogadores "de fora" de qualidade indiscutível (e que já estão nos nossos quadros), daí o Montero e Jefferson e, talvez, o Carrillo.
    Reformulando o 11 para o sistema do Marco (nota que eu gosto do 4:4:2 losango):
    Patrício
    Cédric; Dier; Tobias; Jefferson
    William
    Martins; Adrien
    Mané; Montero; Carrillo (Iuri Medeiros)

    "Agora, admitindo que seriam jogadores para acompanhar, pergunto-me se não é preferível (não só o Esgaio como também o Betinho, o Semedo e outros) alinharem no Cercle em vez da equipa B ou no Reus ou no Setúbal como suplentes."

    Pois bem, eu acho que quem manda jogadores para a Bélgica, Israel, Grécia (Kavalas desta vida), III divisão de Espanha ou para equipas do Manuel Machado está a dizer que não conta com eles, ou não os quer acompanhar. Se, tal como dizes, for mesmo para acompanhar (e, posteriormente, aproveitar), eu acho que a nossa Liga é a melhor solução. Treinadores como Couceiro, Pedro Emanuel, Miguel Leal, Lito Vidigal são sempre de aproveitar.
    No entanto, Esgaio terá cerca de 70 jogos como profissional. Não deverá estar num patamar próximo de ser aproveitado no nosso plantel? Treinar com os melhores?
    Zezinho não sei. Não registei nada da sua passagem pela equipa A.
    Rinaudo não, por favor.
    Viola pode entrar naquele grupo de opções.
    Chaby e Dramé só fizeram meia-época a jogar na B. Acho que podem continuar por lá e treinar com os A.

    Insua no Benfica? Espero que não. Gosto muito dele e ainda tem muito para crescer. Seria uma grande contratação.

    ResponderEliminar
  9. FCS, se for assim, e acredito que seja, muito melhor... E significa que BC/Inácio perceberam que o sub-rendimento de Montero poderia estar relacionado com isso, pelo que esta antecipação não será uma mera casualidade. O que me agrada.

    Cantinho, quanto ao Insua ouvi ontem que o Filipe Luís estaria a caminho do Chelsea, pelo que o Siqueira será o titular e o Insua mantém a sua posição no plantel do Ateletico

    Quanto aos destinos exóticos, muito sinceramente não me parece que a Bélgica se inclua aí. O campeonato belga é minimamente competitivo e a qualidade subiu nos últimos anos (como se vê pelas seleções jovens e agora com a seleção senior). Além disso, independentemente do aproveitamento que o Sporting (não) fez dos jogadores, todos os que passaram pelo Cercle dizem que voltaram melhores do que foram: Reis, Renato, William.

    Percebo e concordo com as vantagens do empréstimo na I Liga mas a verdade é que um PL como o Betinho dificilmente tem espaço nessas equipas, procuram outro tipo de opções.

    Quanto ao Esgaio, tenho uma opinião muito pessoal e que sei que não é acompanhada por quem percebe da poda (por isso é provável que esteja errada...) mas entendo que como DD não será mais do que razoável e como extremo nem isso (isto no Sporting, claro). Acho que poderia ser um ótimo médio interior (para um losango seria perfeito, mas mesmo em 4x3x3 acho que poderia funcionar). Mas isto, enfim, baseia-se nos poucos jogos que o vi fazer pela A e pela B.

    ResponderEliminar
  10. Já agora, eu acho isto uma boa notícia: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=481697.

    O Vítor, não sendo um craque, é um bom jogador, que teve muito poucas oportunidades porque o Jardim adorava o Magrão.

    ResponderEliminar
  11. Essa notícia do Vítor também me parece boa. Vamos ver. Num jornal vai para o Marítimo, no outro fica e no outro diz que Wilson vai para Guimarães (acho que é uma equipa e treinador à sua medida).

    Concordo com a posição que preferes para o Esgaio, e também foi a pensar nisso que elegi o losango como modelo a adoptar.

    Quanto a jogadores a incluir em futuros negócios, além de Wilson, Cissé também me lembrei do Salomão (e do Heldon). Jogadores sem qualidade não podem ficar.

    O Magrão deve ir para o Mónaco. Se Jardim é coerente...

    ResponderEliminar
  12. Lembrei-me de outra coisa.
    E Jardim não for para o Mónaco? Já rescindiu com o Sporting, logo está livre.
    E se Jesus, afinal, não ficar no Benfica? 1+1...

    Vejo algumas semelhanças com o caso "Djaló - Nice". Rescindiu com o Sporting para assinar com o Nice, ficando livre, mas afinal não assinou com o Nice, ficando sem contranto com o Sporting (que tinha cedido os direitos do Djaló tendo em vista a uma futura venda do Nice). Veio para o Benfica, a "custo zero"...

    ResponderEliminar
  13. Cantinho,
    Duas notas:
    - excelente a proposta de Magrão no Monaco...
    - muito boa teoria da conspiração que, digo-te já, não me desagradaria do ponto de vista exclusivamente futebolístico. De qualquer forma, o tema dos 3M+3M não encaixa...

    ResponderEliminar