23/06/2014

Desabafos nacionais

Não há ordem especial, apenas o que vai vindo à cabeça:

a) há quantos anos sabemos que o nosso DE é deixado ao abandono? Eu, que estou longe de ser o Baggio ou o Maldini do Lateral Esquerdo, já o sei, pelo menos, desde o Euro 2012. Não há nenhum comentador que não fale disto. Resultado? Sempre a mesma tática, sempre o mesmo problema, sempre a mesma debilidade. Assim, é impossível. Ou melhor, é possível quando Ronaldo resolve. Quando não resolve, fica mais difícil.

b) não vale a pena insistir na convocatória, mas o tema vai inevitavelmente surgir: tantos jogadores em más condições físicas, para quê? Mesmo com esta convocatória, há jogadores (como Amorim) que seriam certamente úteis, mas não conseguem jogador porque estoiramos substituições com os lesionados.

c) se eles já sabiam das limitações que tínhamos, o discurso realista de Ronaldo devia ter aparecido mais cedo. E devia ter vindo também do selecionador nacional.

d) o Éder estragou todas as jogadas em que participou. Ele é mesmo assim ou ontem correu particularmente mal?

e) não percebo as críticas ao Nani. Tentou, como pôde. Errou, claro, como todos. Mais vezes, sim, mas porque tentou mais. Com 11 Nanis (considerando forma física, capacidade técnica, decisões tomadas) passávamos este grupo.

f) William novamente no banco só pode ser deboche. "Ah, mas sofremos os golos com ele em campo". Pois, porque o resto continuou um caos. O remendo Meireles à esquerda, em particular.

6 comentários:

  1. Indo só aos desabafos (porque o resto a selecção encarrega-se de mostrar):

    a) e faz sentido um talento como Ronaldo ter obrigações ultra-defensivas (não digo que não deva ter um papel no comportamento defensivo da equipa)? Se não procuramos potenciar o talento de Ronaldo (que é diferente de jogar para ele, atenção), então somos ainda (mais) parvos. Tapar a esquerda? Sim. Ronaldo com essa missão? Não. Mude-se a táctica e de meio-campo.

    b) não vou mais falar da convocatória. Mas se estes estão assim, nem quero imaginar o Amorim... Só lá falta o Izmailov.

    c) no jogo antes com a Alemanha o discurso de Ronaldo era este:
    http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/a/4139@2014-06-16

    Sinceramente, acho que nunca souberam que eram limitados. Achas que aqueles egos pensam que são fracos (como equipa)?

    d) ontem não correu bem, mas Éder ainda não é tão bom como o pintam.

    e) Nani foi ontem, tal como com a Alemanha, o melhor. É um grande jogador e é uma pena não ter adquirido a dimensão que o seu talento impunha.

    f) Foram precisas duas lesões (Coentrão e André "Maldini" Almeida) e um castigo (Pepe) para que William conseguisse jogar neste Mundial. Se Pepe tivesse disponível, aquando a lesão do Maldini, subiria para trinco (Veloso na esquerda) ou entraria Ricardo Costa para def-esquedo, mantendo-se Veloso a 6.

    Isto demonstra muito a qualidade de Bento ou a sua intencionalidade face a William.

    ResponderEliminar
  2. Cantinho,

    a) no 11 para este jogo tinha sugerido Nani a ME e Ronaldo em apoio a Eder ou mesmo a PL com o apoio do Rafa. Ou seja, concordo: há táticas que podem tirar rendimento de Ronaldo sem desequilibrar a equipa. Jé me 2012 tinha sugerido várias outras. Mas não te lembras dos 4 anos de losango? O homem não muda, não vale a pena...

    c) esse é que foi o discurso errado... pensem eles o que pensarem, com meia equipa no estaleiro, era o discurso que deviam ter adotado há muito tempo.

    f) inacreditável...

    ResponderEliminar
  3. Atenção que a opinião da nossa comunicação social continua a ser de que a titularidade do William está longe de ser consensual. Basta ver estes dois exemplos que pus no meu tasco:
    http://furialeonina.blogspot.pt/2014/06/o-record-e-o-grupo-cofina-no-seu-melhor.html
    http://furialeonina.blogspot.pt/2014/06/estava-se-mesmo-ver.html
    Resumindo, para a comunicação social portuguesa, a culpa do descalabro da selecção é do Rui Patrício no primeiro jogo e do William no segundo.

    ResponderEliminar
  4. Dash,
    Não me preocupa. Já sabíamos que ia ser assim.
    Veja aqui o que verdadeiramente se passou: http://possedebolla.blogspot.com.es/2014/06/ha-que-levantar-cabeca-nao-ha-que-usar.html.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já sabia que isto ia ser assim e se for ver os posts mais antigos do meu blog, ainda antes desta palhaçada começar tinha dito que preferia ver o RP e o William no banco durante o Mundial. Em relação ao post do Posse de Bola já tinha visto. Costumo acompanhar as análises do Baggio também no Lateral Esquerdo. Esses dois blogs demonstram por A+B a quantidade de asneiras que os supostos comentadores dizem sobre futebol.

      Eliminar