19/05/2014

Os 7 que o Bento não leva

Anthony Lopes
Antunes
Rolando
André Gomes
João Mário
Cavaleiro
Quaresma

Surpreendido essencialmente com Rolando e Quaresma.

Honra seja feita a Paulo Bento: dos 30, estes são os 23 que fazem sentido. Eu não teria escolhido aqueles 30, como sempre disse. Mas se me apresentassem estes 30 para escolher 23, provavelmente faria as escolhas de Bento. Com as tais dúvidas: Rolando ou R Costa? Vieirinha ou Quaresma? Bento foi pela polivalência (no 1º caso) e pela solidez (no 2º). Compreendo.

7 comentários:

  1. tenho a mesma opinião. Acho que se justificam estes 23

    ResponderEliminar
  2. Os 30 foram tão mal escolhidos (mas bem, por Bento) que esta convocatória é a que causa menos "urticária".
    Claro que, para mim, André Almeida, Ricardo Costa, Neto e Eduardo não fazem sentido. Mas não fazem sentido NUNCA.
    O Almeida não sabe qual é a sua posição (mas faz mal todas a que joga). É polivalente? Qualquer jogador é, basta o treinador mandá-lo para outra posição. Se a faz bem? Não interessa. Se isso serve para o Almeida...
    Costa e Neto não são jogadores de futebol. Coitados. E as épocas que vão fazendo são condizentes com esta leitura.
    Eduardo rima com Ricardo (não é preciso dizer mais nada).

    Rafa e Éder aprenderam que não é preciso jogar para ganhar (estão no Braga, 9º classificado), não é preciso, sequer, jogar (quanto tempo estiveram lesionados?), ter experiência (são novos) para irem a um Mundial (coisa que um Adrien e Cédric nunca irão). Basta terem qualidade e serem promissores nas suas posições (e isso eles são). É uma excelente lição de vida.

    Adrien sabe que tem à frente dele, no futuro próximo, Moutinho, Amorim (que já é oficial que é melhor que Adrien, mesmo que sua principal qualidade é ter treinado 6 meses - os outros esteve lesionado ou em recuperação - com o Enzo Perez, o melhor jogador que o Mundo já viu), André Gomes, João Mário e, agora, Rafa.
    Cédric tem pela frente João Pereira, Almeida, Ricardo Costa, Amorim. Está difícil...

    Quaresma? Acho que foi o único acto de justiça de Paulo Bento. Será que há esperança?

    ResponderEliminar
  3. Cantinho,
    - o Eduardo é o 3º GR e funciona como uma espécie de prémio carreira. Posso apostar contigo que nunca mais será convocado. Isso mesmo terá sido dito ao Anthony Lopes pelo Paulo Bento;
    - o André Almeida, ainda que sendo uma opção de recurso no Benfica, já jogou diversos jogos (incluindo finais europeias) a DD e DE. A lógica, aqui, é saber quem poderia ser o lateral "joker", ou seja, DD e DE, que ocupasse só uma vaga. Acho injusto o Antunes não ir, claro que sim. Mas o Antunes só faz DE. Se o Sílvio não estivesse lesionado, seria ele. Quem é o melhor jogador português disponível que mais facilmente pode fazer DD e DE? A meu ver, André Almeida. Foi este o critério.
    - não concordo que o Neto não seja jogador de futebol e acho mesmo que deveria ser a 3ª opção. Entre Rolando e R Costa, enfim, também tenho dúvidas, essencialmente porque o tema da polivalência estava resolvido (A Almeida DD e DE, para os casos de catástrofe e razia com castigos e lesões, R Amorim para DD, M Veloso para DE);
    - o Éder a meu ver, se estiver em forma, deve ser titular. Repara que sendo escolhidos 3 PL, não estou mesmo a ver quem deveria ir no lugar do Éder. A 4ª opção era, provavelmente, o Edinho...
    - o Rafa oferece algo que apenas o Danny ofereceria. Mas o Danny não estava nos 30.
    - Quaresma tenho dúvidas pelo seguinte: poderia ser uma boa opção para desempancar jogos em que o perfil dele pode ser útil. Aquele prolongamento com a Espanha em 2012, por exemplo, em que as equipas encaixaram e não saíram daquilo. Já o Vieirinha é mais certinho mas convenhamos que se formos longe não é jogador para entrar e fazer seja o que foi. Daí a dúvida.

    No demais, concordo quanto ao Adrien, mas não estava nos 30. Quanto ao Cedric, gosto dele, acho que tem imenso potencial, começou muito bem o campeonato, mas neste final de época tornou-se um "cruzador profissional": bola no pé dele a menos de 10 metros da área é bola no barulho.

    Isto tudo, claro, se quisermos acreditar que o Bento tem critérios objetivos para escolher os jogadores...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Koba,

    - Eduardo: não concordo com prémios carreira; fez uma época muito má, muito má. E relembro que Patrício não foi convocado para o último jogo da selecção. Veremos se Beto e Eduardo foram só passear;
    - Se Costa é útil (sim, sei que é uma antítese - Costa/útil) porque faz (risos) todos os lugares na defesa e se Amorim faz, também, o de def direito e Veloso o da esquerda, não há razão para se levar Almeida. Ok, Almeida fez esses lugares nesses jogos. Mas fez bem? Não. Oceano também jogou à baliza numa Supertaça nas Antas. Sofreu golos? Não! Passou a ser uma boa opção para a baliza? Claro que não. Aceito o que dizes, não aceito a ida do Almeida.
    - Rolando é uma fraude (funcionaria como o Sereno no último Europeu - ia porque o Porto queria livrar-se dele e valorizava-o) e Neto não é jogador de futebol. Vi muitos jogos do Zenit esta época e vi as suas aparições na selecção. É de fugir. Faz-me lembrar um João Manuel Pinto. Acredita que é bom jogador mas os golos (sofridos) passam todos por ele.
    - eu gosto do Éder. Mas quantas lesões esteve esta época? O que fez para ir à selecção? Edinho? Se o Eduardo merece um prémio carreira... (e nunca iremos usar 3 avançados, logo Éder ainda terá de passar por Postiga e Hugo Almeida).
    - Pois, o princípio está logo mal. Danny merecia estar nos 30, 23 e 11. Rafa não. Não estando... até percebo o Rafa (mas aplica-se o mesmo que disse sobre o Éder).
    - Quaresma é um eucalipto e gosta tanto do banco como eu do Benfica. Bento nunca contou com ele. E Quaresma teve 5 meses de futebol (+ ou -) nos últimos 2 anos. Vieirinha teve bastante mais (e eu gosto do Vieirinha, logo sou suspeito).

    O Cédric "cruzador profissional" não foi opção dele. Vamos ver como será com o novo treinador.

    E Bento tem critérios objectivos para escolher jogadores. O pior é que 30% desses critérios (jogadores) em nada estão relacionados com futebol.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Cantinho,
    Aceito o grau de desconfiança com Bento. E reitero, para evitar dúvidas interpretativas, que me estou apenas e só a referir à escolha de 23 dos 30. Na escolha dos 30, já disse que acho que o Bento foi ostensivamente provocador.
    Ainda assim:
    - eh pá, era o que mais faltava o Patrício não ser titular para ser o Eduardo ou mesmo o Beto...
    - admite que te chamas PBento e queres levar como alternativa às laterais um só jogador, quem levarias?
    - vi o Neto em casa contra a Rússia, ao vivo, e fez grande joga, na minha opinião. De qualquer forma estão lá 4 centrais, quem seriam os outros 2? É que não há assim tantas opções (há uns anos era uma maravilha...);
    - Eder, este ano, fez tanto para ir à seleção como o Nani...
    - Quaresma só faria sentido naquela lógica que referi antes
    - não foi opção do Cedric, certo, mas foi assim que ele jogou.

    Ontem ouvi uma tese que faz mais sentido (e daí a compreensão geral pelos 23, até eu caí que nem um patinho): ele escolheu logo os 23, os restantes foram para enganar o pagode e receber elogios na escolha dos 23 face aos 30.

    Pela primeira vez em muitos anos estou de acordo com o Eduardo Barroso: a lista dos 30 foi divisiva, descuidada, uma demonstração infantil de poder e até, nalguns casos, provocatória.

    abraço

    PS: Neto ou Rojo?

    ResponderEliminar
  6. "Os 30 foram tão mal escolhidos (mas bem, por Bento) que esta convocatória é a que causa menos "urticária"."

    Esta foi a minha 1ª frase no 1º comentário que fiz a este post. E vai ao encontro da tese que dizes ter ouvido.
    Eu também acho que assim foi. Aqueles 30, por tão maus que eram, só podiam dar uns 23 "sem contestação".

    Embora eu saiba que estás a falar destes 30 ou 23, eu quis ir mais atrás, porque o mal vem daí, de trás.

    Para mim, os centrais (em todo o universo de jogadores portugueses) seriam: Ricardo Carvalho, Pepe, Alves e José Fonte;
    O Bento viu-se obrigado a chamar Almeida mas também foi ele que criou essa situação. Almeida joga tanto na esquerda como outro qualquer. Este ano até o Ricardo do Porto jogou nas duas laterais e a médio-direito. Isso faz dele uma excelente opção. Estou certo que Cédric também desenrasca na esquerda. Mas é isso que se quer? Desenrasca? Então estão lá o Costa, Amorim (direita) e o Costa e Veloso (para a esquerda).

    ps: pergunta com armadilha.. Eu olho para o Neto e vejo o Luís Loureiro. Escolho o Rojo.

    abraço

    ResponderEliminar