20/05/2014

Há dias assim...

O Leonardo saiu, é oficial. Empochámos 3 milhões, é oficial. Vem o Marco, ainda não é oficial.

O que penso disto tudo?

Penso que há dias assim, em que mesmo os males parecem vir por bem. Sendo a saída de Jardim inevitável, penso que o Sporting fez tudo bem:
- terá dificultado a saída na medida do possível, recebendo a máxima indemnização que conseguiria;
- colocou-se em campo para encontrar (e assegurar) alternativa.

No meio de tudo isto, prós e contras:
(i) sai um treinador que parecia ter estagnado há uns meses (será que estagnou mesmo? ou será que já tinha convite(s) a partir de certa altura?);
(ii) o Sporting recebe 3M€, um valor fantástico por um treinador (nem me venham com as loucuras do Abramovich, isso é outro campeonato);
(iii) o Sporting aposta no mais promissor treinador da Liga (no ano passado, eu tinha reservas - fenómenos de 1 ano há muitos, até o Mota levou o Paços à Europa... - mas dois anos consecutivos sempre com solidez, sempre com qualidade e sempre com resultados, mesmo após a perda de meia equipa, levam-me a considerar excelente a escolha de Marco Silva);
mas
(iv) perde-se a estabilidade que representaria a continuidade do mesmo treinador.

Só o futuro dirá se ficámos a perder ou a ganhar. Mas eu digo o seguinte: prefiro vir aqui dizer que errei no prognóstico, do que ficar-me pelas meias tintas e poder usar o meu clássico "eu bem dizia". E o que vaticino é que o Marco Silva vai fazer o Sporting jogar melhor futebol do que o Leonardo Jardim. Se luta pelo título, se fica em 2º ou se fica em 3º, depende de muitos fatores e desde logo dos adversários. Mas vamos jogar mais, não duvido. E quem joga mais, está mais perto de ganhar.

PS: Nada, mas mesmo nada, contra o Jardim. Agradeço, e muito, o trabalho que fez. Mas ou muito me engano, ou vem comer rabanadas à Madeira no Natal e acaba por ficar a passar mais uns dias...

11 comentários:

  1. Concordo Koba. E a cerimônia de hoje foi interessante. De cemitério passados a exportador com abraços a desejar felicidade, é bom. São 3M em caixa. Mais o prêmio extra do Galatasaray entrar na Champ no negócio Bruma do ano passado, já são umas croas sem vender nenhum jogador importante.

    ResponderEliminar
  2. Koba,

    O Marco Silva é certo? É que por vezes parece, outras vezes não.

    Não sei como interpretar a conferência de imprensa. Foi para fazer justiça ao trabalho de Jardim e permiti-lhe sair pela mesma porta que entrou? Mais importante não era saber-se quem era o novo treinador do que olhar para o passado? Das 2 uma: ou o Sporting está tranquilo e já tem treinador contratado ou então ainda há coisas a acertar. Veremos.

    ResponderEliminar
  3. Estava a ver a conferência de impressa e a lembrar-me por exemplo do Carvalhal e da indignidade a que foi sujeito desde o primeiro dia que entrou no Sporting, recordar que nem apresentado foi.

    Estava também a lembrar-me quem há bem pouco tempo estávamos a pagar ao Domingos, ao Sá Pinto e um belga qualquer...

    Lembrei-me também dos tempos dos Gladstone, dos Had's, Purovics e Tales desta vida, que nessa altura nunca vinham tapar o lugar aos jovens da Academia.

    Bons tempos ;)

    ResponderEliminar
  4. Ahh só referir que o Marco Silva está há 3 anos no Estoril, sendo que no 1º pegou no Clube nos lugares de descida e acabou a subir e campeão. Por isso 3 anos consecutivos.

    ResponderEliminar
  5. M.
    Esse prémio do Bruma não dependia de presenças do jogador? Tenho que recuperar esse tema, confesso que já não me lembro dos detalhes.

    LdA,
    Interpretei precisamente assim: sair pela mesmo porta por onde entrou. Repare que até Jesualdo, que BC pelos vistos não queria, teve direito a algo parecido. Não faria sentido fazer menos com Leonardo Jardim.

    E acho que foi assim por dois motivos, um mais "nobre" do que o outro: manter as tais portas abertas de que falou BC, permitindo uma saída digna e poupando Leonardo à imagem de mercenário a que ficou sujeito, por exemplo, Villas-Boas; minimizar o impacto da saída, dando a ideia de um "acordo" e não de um cedência. Em termos de comunicação, e considerando que isto é futebol, acho que BC está bem assessorado. Eu talvez não fizesse assim, mas na personagem BC isto encaixa perfeitamente.

    Neste cenário, acho que até ficaria mal apresentar um novo treinador.

    Não tenho certezas quanto ao Marco Silva. E enquanto não for apresentado não as terei. Mas a imprensa tem acertado em tudo. Sempre pensei que o alvo do Monaco fosse JJ, pelos vistos não é, e a imprensa sempre disse que era Jardim. Mas sim, temos que aguardar.

    FCS,
    Essa do Carvalhal foi demasiado triste para ser verdade.

    Mas, se me permite, e não o entenda como crítica, apenas como uma teimosia minha de há muito, creio que temos que olhar para o futuro e enterrar de vez essas comparações. O presidente do Sporting é Bruno de Carvalho, está a fazer o papel a que se propôs, tem apresentado resultados e todos estamos satisfeitos com esses resultados. Ainda assim, repare que hoje dispensou três jogadores que, lá está, de certa forma tiraram oportunidades a jovens da Academia. Esse tema será transversal a todas as contratações falhadas, seja qual for o presidente...

    Quanto ao Estoril, bem lembrado esse primeiro ano, mas eu não os vi jogar. Esta segunda temporada, depois de perder Jefferson, Vitória, Carlos Eduardo, Licá e Luís Leal, substituindo-os por jogadores praticamente desconhecidos e mantendo o futebol do ano anterior, faz-me pensar que é mesmo treinador.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma nota em relação à prestação do Marco Silva: ele manteve a qualidade depois da sangria de jogadores ... com uma injecção de jogadores! é certo que teve que os rotinar, mas teve 'material' para compensar.

      Eliminar
    2. Anónimo,

      Claro que teve "material", mas esse material eram jpgadores que ou já lá estavam ou foram contratações francamente modestas:
      - Babanco/Tiago Gomes no lugar do Jefferson;
      - Ruben Fernandes no lugar do Steven;
      - Evandro no lugar do Carlos Eduardo;
      - Balboa no lugar de Licá;
      - Galvão/Lopes no lugar de Leal.

      Convenhamos que não estamos perante "material" de qualidade indiscutível. Estamos perante material bem trabalhado. Espero eu!

      Abc

      Eliminar
  6. Koba, fui procurar confirmar, na verdade o comunicado não era muito explícito:

    COMUNICADO
    Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre
    do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting
    Clube de Portugal - Futebol, SAD, informa ter chegado a acordo com o
    Galatasaray para a transferência do jogador Armindo Tué na Bangna “Bruma”,
    pelo montante fixo de € 10.000.000,00 ( dez milhões de euros), e variável de
    € 3.000.000,00 (três milhões de euros), dependendo da performance desportiva do
    Galatasaray.
    Mais se Informa que esta Sociedade manterá na sua titularidade 25% da mais valia
    numa futura transferência do Jogador Armindo Tué na Bangna “Bruma” .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se "performance desportiva" do Galatasaray for ganhar a Champions, ficamos na mesma :)

      Enfim, só quem está lá dentro é que sabe...

      Eliminar
  7. Koba,

    o post revela os prós e os contras que eu também vejo nesta novela.

    Mas estou como o Leão, será mesmo o Marco Silva? Como já disse, vejo muito do episódio "Villas-Boas" nesta enredo.
    E também me lembro da forma como se aplaudiu o Ruben Micael em Alvalade.
    Vamos esperar... Uma vez já vi um avançado irlandês a passear pelo Cais do Sodré com o Santana Lopes e depois contratou-se o Ouattara...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=478980.

      Hoje às 19h45. Vai ser o Marco Silva, quase seguramente.

      Abraço

      Eliminar