13/05/2014

E nem todos o Bento levou...


Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting)

Defesas: André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid), Ricardo Costa (Valência) e Rolando (Inter).

Médios: André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória FC), João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting).

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (SC Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Ivan Cavaleiro (Benfica), Nani (Manchester United), Rafa (SC Braga), Ricardo Quaresma (FC Porto), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).

Clubites à parte:

- nos guarda-redes, OK, normal que Eduardo dê a vaga a Lopes e Beto seja o número 2;

- nos defesas, tento perceber a preferência pelo André Almeida pela polivalência (o ano passado até a DE jogou) e creio que o Antunes acabará sacrificado (há também a hipótese, menos provável, de apostar no Antunes e deixar o Amorim como plano B na lateral direita);

- nos médios, não entendo, mas não entendo mesmo, que o Adrien não esteja sequer no lote dos 30. Se depois não fosse ao mundial, OK, na boa, até poderiam ir apenas 5 médios. Mas ter o João Mário nos 30 e não ter o Adrien é uma brincadeira ou uma provocação;

- nos avançados, sinceramente, não entendo o Ivan Cavaleiro, que jogou tão pouco, nem o Vieirinha que esteve meio ano no estaleiro. Mas parece que, em Portugal, há certos jogadores que têm que ir à seleção, sim ou sim;

- em geral, só há 4 clubes em Portugal, como todos sabemos... e dois deles têm que lá ter jogadores, sim ou sim. 

Só dois pormenores de clubite: 

Chatice aquilo do Fernando, não foi? Era um argumento tão bom para não levar o William...

- Que descansem bem os que não têm mundial. Pelo que vejo, apenas 2 (eventualmente 3 - Rojo - ou 4 - Slimani) chegarão mais tarde (e mesmo esses poderão nem chegar, com exceção do Slimani).

Não seriam os "meus" 23, mas deverão ser estes os escolhidos: 
Patrício, Beto, A Lopes
J Pereira, F Coentrão, A Almeida, B Alves, Neto, Pepe, Rolando
M Veloso, William, R Meireles, Minorca, R Amorim, A Gomes
C Ronaldo, Nani, R Quaresma, Varela, Eder, Postiga, H Almeida

Eu apostaria seguramente no Rafa, mas enfim...

2 comentários:

  1. Esta convocatória (ou pré) é uma vergonha.
    Não vale a pena discutir muito. Isto porque, além do que estar certíssimo, foi claro ao longo da época que estes seriam os escolhidos (só a lesão de Sílvio e o caso Fernando é que baralhou o esquema).

    Adrien, Cédric e Danny não mereciam esta desconsideração. São enormes jogadores (Danny é mesmo de topo e na selecção não há muitos) e fizeram uma grande época. Muitos que estão na lista não são uma coisa (de topo), nem fizeram a outra (grande época - nem sequer em minutos jogados).

    Um episódio ilustra bem a qualidade destes jogadores:
    - Benfica tinha 3 extremos para a final da Liga Europa (Gaitan, Sulejmani e Ivan);
    - Jesus, destes 3, deixou um no banco, achando que não deveria ser titular: o Ivan;
    - aos 12 minutos, um dos extremos titulares lesiona-se; com 0-0 (recordo que era uma final, logo uma equipa tem mesmo de ganhar), Jesus prefere colocar um jogador que não sabe qual é a sua posição para def. direito, adiantando para a ala o def. direto titular, permanecendo no banco até ao minuto 118 o Ivan, seleccionado para ir ao Mundial pela Selecção nº 4 ou 5 do Mundo;
    - Ivan, na hierarquia dos médios-alas do Benfica está atrás de Gaitan, Salvio, Sulejmani, Markovic e, agora, Maxi;
    - Mas Ivan está nos actuais 30 melhores jogadores portugueses, à frente de Danny, por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Cantinho, muito bom o comentário ao Ivan!

    ResponderEliminar