05/11/2013

Como é possível?!

Depois de tantas invenções e de tantas asneiras, Jesus lá acertou com a táctica e com quase todos os jogadores (não deixava de jogar com André Almeida). Reparem que é bem diferente jogar com Matic a 6 e depois com Amorim e Enzo em relação a jogar com Fejsa a 6, Matic a 8 e Amorim à frente! Jogão do Benfica na primeira parte a vulgarizar o Olympiacos por completo, com 3 oportunidades escandalosas e mais dois lances de grande perigo e a ser traído pela genial ideia de Jesus de colocar os jogadores na linha da pequena área nos cantos. Já escrevi várias vezes (incluindo na final da Liga Europa) pelo que me limito a mandar o treinador para onde estão a imaginar (esta irritação decorre do facto de estar a escrever esta parte do post ao intervalo e estar mais que f#%#$% por ver a equipa a jogar tão bom futebol e mesmo assim estar a perder).

Enormíssima primeira parte de Amorim, acompanhado por Gaitán e Enzo e até por Sílvio de quem não estava à espera de tão bom nível. Vamos ver se melhoramos a eficácia para a primeira parte!


Impressionante! Ainda conseguimos piorar a eficácia!!! Como é que se explicam os falhanços de Markovic e Matic, para além dos outros lances em que Roberto respondeu de forma incrível?! Grande jogo, grande atitude e finalmente um Benfica que merece todo o apoio mesmo depois de um resultado destes!

Saindo da Champions, não sei como será possível não vender jogadores em janeiro e colocar em causa o campeonato (este será tema para um próximo post)... Do mal, o menos: pode ser que a equipa se tenha encontrado e, se Jesus não for novamente um casmurro de primeira, não exista agora margem para dúvidas relativamente à táctica mais forte para este Benfica (quem sabe se a lesão de Cardozo não ajudará a repetir a estratégia contra o Sporting).

A vontade de comprar bilhete para o jogo da Taça é agora 10x mais forte do que era antes do início deste jogo. Sábado lá estarei para receber a equipa com um forte aplauso pois bem fizeram por o merecer!



7 comentários:

  1. Completamente de acordo.
    Se o SLB jogar sempre assim limpa o campeonato e as taças sem grande celeuma, considerando aquilo que o FCP não anda a fazer. Exibição de luxo e surpreendente, dada a qualidade do adversário. O treinador dos Gregos é muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Fui vendo a espaços e o Benfica deu um banho de bola, o empate já seria algo injusto. O Roberto fez a exibição da vida dele (talvez "picado" pelo que se foi escrevendo nos jornais a seguir ao jogo anterior?).

    Manuel, sem prejuízo da boa exibição do Benfica, ontem o Olympiakos deu espaço para jogar como poucas equipas da Liga Portuguesa o fariam. Não fosse o Roberto e o Olympiakos acabava goleado. Acho que o Benfica está a pagar neste jogo a má prestação na Champions até esta data.

    Gorbyn, ainda que perceba que a tua referência à ausência do Cardozo é meramente estratégica, acho que ele nestes jogos faz falta e como sportinguista fico satisfeito se o Cardozo não jogar. Chateia-me, isso sim, que vocês tenham resolvido começar a jogar futebol nesta semana. Preferia sinceramente o Benfica de Coimbra (que ganhou 3-0) a este que ontem perdeu.

    Enfim, vai ser ainda mais difícil do que inicialmente parecia.

    ResponderEliminar
  3. Por muito que não estivesse à espera, outro Sílvio do lado direito teria dado um jeitão!

    Koba, sem dúvidas! Sabes bem que o Cardozo não é o tipo de avançado que gosto de ver jogar mas atualmente está em grande forma e gostaria de o ver jogar contra o Sporting. No entanto, acho que assim Jesus fica menos tentado a jogar com dois avançados, face ao apagão de Rodrigo. Acho que o Benfica é mais forte com esta táctica e com Lima na frente do que com Cardozo e lima na frente e com apenas Enzo e Matic no meio.

    ResponderEliminar
  4. Fui vendo o jogo a espaços e não há dúvida que o JJ corrigiu grande parte dos desequilíbrios e com isso grande parte dos problemas que afligiam o futebol encaranado. Mas como o futebol não se pode prever um SLB mais equilibrado acabou por sofrer um golo, não marcar nenhum de uma série de oportunidades possíveis.

    Isto dito quero dizer que o Sporting mantém intactas as suas aspirações para seguir em frente na eliminatória mas provavelmente encontrará um adversário uns degraus acima do que defrontou no derby recente o que, acrescido do facto de jogar em casa, tornará tudo mais difícil.

    Sou tentado a concordar com o Koba, não daremos tantos espaços como os dados pelos gregos mas se actuarmos com os médios tão distantes uns dos outros como no Dragão e pressionando de forma tão pouco compacta vamos sofrer um bom bocado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Golo sofrido de canto que nada tem a ver com a táctica, sendo que as oportunidades foram quase todas de bola corrida ao contrário do golo marcado na Luz.

    Leão de Alvalade, não restam dúvidas que o Benfica estará mais forte mas se jogar com apenas dois homens no meio, dificilmente correrá bem. Sporting está bastante bem orientado e também acredito que defenderá melhor que os gregos. Tem tudo para ser um grande jogo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Koba, fiquei com a ideia (certa ou não, não sei) que o Olympiacos um pouco contra-natura até tentou dar muito muito pouco espaço. Sentiu que o Benfica estava especialmente bom, a jogar com muita qualidade, retraiu-se e foi bastante conservador. O resto foi a qualidade dos jogadores do Benfica que com um futebol fluído e criativo produziu muito jogo e ocasiões de golo. Mas o treinador dos Gregos já o sabia. Antes do jogo em Lisboa perguntaram-lhe qual o jogador do Benfica que (se pudesse) retiraria da partida. Ele respondeu "O treinador. É do melhor que há."

    ResponderEliminar
  7. As belas das vitórias morais dos benfiquistas. Continuem assim...eu não tenho nada contra.

    ResponderEliminar