30/09/2013

Desolador

O Benfica que não convence ninguém e que não se convence a si próprio, continua aí bem evidente e parece que para durar. Na realidade, como poderia esperar uma mudança rápida para um Benfica competitivo e que colocasse finalmente em campo a superioridade evidente que tem em relação às restantes equipas do campeonato, com excepção do Porto, quando os equívocos que o colocaram nesta posição se mantêm? Como dizia Einstein "Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exactamente igual". Uma vez que as semelhanças entre Jesus e o homem da relatividade se limitam à exuberância capilar, o treinador do Benfica teima em tentar colocar o Benfica no caminho do sucesso mantendo os mesmos equívocos que o desviou dessa rota. Nem sei por onde começar…



Em primeiro lugar, o mais fácil e evidente para todos. Um dos equívocos que se vem arrastando desde a pré-época e que apenas a chegada de Siqueira veio colocar em stand-by: Cortez é mau demais para ser verdade. Não só defende mal como também ataca mal, não arrasta os defesas para dar espaço aos extremos, não sai um cruzamento (neste jogo teimava em acreditar que conseguiria fazer atravessar a bola pelo corpo dos defesas adversários como se tratassem de meros fantasmas),limita-se a fazer umas simulações de corpo para depois acabar por passar a bola para o lado ou para trás e é de uma lentidão embaraçosa. Se a isto juntarmos um Maxi fora de forma (sim, estou a ser optimista), os laterais simplesmente não se transformam numa mais-valia. Contra equipas que defendem com 10 jogadores, se os laterais não têm a capacidade de criar desequilíbrios, fica muito complicado criar jogadas de perigo e os extremos acabam por ter sempre dois jogadores na sua zona de acção. Venho a pedir Cancelo desde a pré-época e, para já, até peço André Almeida a defesa esquerdo! Com estes é que não dá! Até dou permissão para inventanços e testar um Urreta com garra e velocidade a defesa direito! Estou por tudo!


Depois, Jesus quer uma táctica ofensiva e assim coloca dois avançados. Só que depois joga também com dois trincos! Não me lixem com a história de que Matic já jogou a 10 e que agora com Fejsa pode ter mais liberdade e apoiar mais o ataque. O sérvio foi o melhor jogador do campeonato a jogar a 6 por isso não troquem o homem de posição! E Enzo foi a grande surpresa do campeonato a jogar a 8?! E a dupla Matic-Enzo funcionou perfeitamente?! Os dois continuam no plantel?! Não há melhor do que eles para aquelas posições?! Então continuem lá!!! Jesus que adapte as restantes posições em vez de nivelar tudo por baixo!

Lima está completamente fora de forma. Markovic é um fora-de-série mas não rende na linha. Hello?! 1+1? É assim tão difícil de perceber?

Jogo de merda, sem oportunidades de golo, sem motivos de interesse e sem merecer a vitória. Por incrível que seja, ganharíamos o jogo se não fosse um erro da arbitragem. Mas não consigo ficar f#$%&/ com a arbitragem quando não se joga nada contra um Belenenses em casa e se tem 45 minutos para chegar ao segundo golo. O Benfica tinha que fazer muito mais. Fico muito mais revoltado com a prestação da equipa do que com os árbitros deste jogo. Assim como fico muito mais revoltado com o Proença na mesma jornada. Como dizia um amigo meu antes do início do jogo: “Para ganhar o campeonato, não basta ao Benfica ser mais forte do que as outras equipas. Tem que ser bem mais forte e mesmo assim só é campeão na última jornada.” Eu acrescento que ao Porto basta ser igual ao principal adversário (ou até ligeiramente inferior) pois as arbitragens fazem o resto como se viu contra o Guimarães.


No fim do jogo, o que me fez realmente confusão foi o encolher dos ombros que vi na maior parte dos adeptos (em primeiro lugar, fez-me confusão a fraca assistência mas também quem pode censurar quem não quer gastar dinheiro numa competição completamente distorcida?). Houve assobios mas longe de ser uma despedida hostil da equipa. E raros foram os lenços brancos. Será que é consequência dos adeptos perceberem que uma rescisão de 8 milhões não é razoável? Ou já perceberam que em nada influenciam as decisões do clube (depois de terem perdido a oportunidade de o fazer nas eleições)?

Ainda é cedo para desistir, ainda podemos dar a volta mas confesso que tenho que ir às profundezas do meu benfiquismo para conseguir resgatar um pouco que seja de fé…

Sem comentários:

Enviar um comentário