24/07/2013

Fredy Montero


Chegou o PL de que se falava há várias semanas. Fredy Montero, 25 anos, 1.75m, 73kg. Bom, a idade convém confirmar com o diretor do colégio que frequentou em criança, mas vamos assumir os 25.

Obviamente deposito esperanças no jogador, como é normal nestas fases de pré-época. Os videos do youtube têm coisas engraçadas (se bem que os do Caicedo e do Tiuí também não são maus). Vem com a inegável aura de titular, comparando com o "barato" Cissé e restante juventude da equipa B. Como sportinguista espero, pois, que seja um goleador imparável. E mesmo que o início não corra particularmente bem (recordar Liedson, suplente de Elpídeo Silva durante vários meses), vou sempre esperar pela famosa "adaptação" (que a vox populi converteu num mito urbano que abrange tudo e mais um par de botas - um dia tentarei desenvolver este tema).

Isto dito, e que me perdoem os fundamentalistas, tenho que confessar que não percebo a excitação dos adeptos à volta de um PL que já vai na sua 7ª ou 8ª época como profissional (retiro daqui que assim seja) e marcou 96 golos em 286 jogos, uma média de 0,34 golos por jogo, tendo apenas disputado os campeonatos na Colômbia e EUA. Sei que as estatísticas valem o que valem, que o Jackson veio do campeonato mexicano, que um PL não vale só pelos golos, etc, etc, etc. Mas face aos dados que temos, estou apenas expectante e esperançado.

Note-se que não terei qualquer problema em vir aqui dizer, se for o caso, que BC e Inácio tiraram um grande coelho da cartola; mas dizer, hoje, que este era o PL de que precisávamos, ainda não sou capaz. E nem me estou a referir à pressão sobre o jogador que pode ser gerada pela expetativa (demasiado alta) de alguns adeptos... Honestamente, eu aconselharia calma porque vejo à minha volta aplausos histéricos a tudo e mais alguma coisa, sem qualquer critério, e antecipo um tombo muito duro para aqueles que acham que o grande Sporting está de volta. Não está. E a verdade é que BC, num estilo que pelos vistos não será totalmente claro para os seus próprios seguidistas fanáticos, tem alertado insistentemente para isso.

Os termos do negócio não são muito claros, mas parece relativamente assente que, por motivos ainda não totalmente explicados, o jogador chega (hoje) por empréstimo mas o exercício da opção de compra, no valor de (diz-se) 2,5M€, está já assegurado. Há quem diga que o Sporting não conseguiu desbloquear a verba antes de formalizar o aumento de capital ontem aprovado, o Record diz que o tema está relacionado com obrigações que a MLS teria perante o Deportivo Cali. Em qualquer dos casos, parece que o jogador terá contrato por 5 épocas e custou 2,5M€.

Em princípio, só chegará mais um médio, seja MC ou MO. Mas entretanto falta resolver os (muitos) casos de dispensas já pendentes e também os que venham a resultar da escolha final dos 20 jogadores do plantel A. Gostava que estivessem resolvidos até dia 27 mas calculo que não seja possível. Assim, apenas espero que no dia 27 seja apresentado um plantel A com os tais 20 jogadores mas com cabeça, tronco e membros.

Aguardemos.

5 comentários:

  1. Koba, desconheço por completo o jogador. Nem fui ao youtube porque ali qquer um é craque. Compreende-se a "histeria" de alguns porque vivem apenas do momento actual, em que tudo é bom agora para mais tarde assobiar ao primeiro pontapé na atmosfera, que o diga o ricky.

    Não acredito que se resolvam todos os casos antes de 2 de setembro, há-de haver muita confusão até lá. Penso ( assim de repente) que muitos dos casos que temos de resolver serão resolvidos no ultimo dia de transferencias, para que o clube que irá recebe_los com o passe na mão poupe um mês de ordenados nesses jogadores ( Pranijc, Ogushi, Bojinov, Boula, etc.)

    ResponderEliminar
  2. É um bom ponto e acrescento o seguinte: falou-se aqui há uns tempos das exigências financeiras feitas pelo Sporting ao Panathinaikos relativamente ao Pranjic, por exemplo; creio que são exigências que pretendem demonstrar força negocial, a tal lógica do "não estamos em saldos". Mas é um jogo de paciência: a 31.08 (ou 02.09 para o mercado russo), esses jogadores (e outros) têm que estar fora da folha salarial, sim ou sim. Se os clubes interessados nesses jogadores tiverem esta noção, vão esperar tranquilamente até ao fim do prazo, para depois aparecerem com uma proposta de "pegar ou largar" que inevitavelmente o Sporting aceitará. Pessoalmente, preferia ter estes casos resolvidos rapidamente porque não me parece que estejamos em posição de fazer grandes exigências (até porque suspeito que não haja muitos interessados).

    ResponderEliminar
  3. entretanto quando disse que só chega um MC ou MO nem me lembrei do Welder...

    ResponderEliminar
  4. Os vídeos do YTube não dão realmente para ver muito mas se lhes somarmos algumas internacionalizações e estatuto de "promessa", será "pelo menos" aquele de quem se espera mais. Faz parte do nosso imaginário como adeptos, pegar em pequenas coisas e esperar o melhor. Sendo avançado, caso seja bom, poderá decidir alguma coisa a nosso favor e juntamente com Jefferson serão em princípio os "upgrades" relativamente à época passada. Se é efectivamente uma mais-valia, só começando a jogar é que se poderá perceber. Espero que tenha a mesma "sorte" de Wolfswinkel e comece a marcar nos 1ºs jogos, far-lhe-á bem (confiança). Nem sempre acontece.

    ResponderEliminar
  5. Manuel, na pesquisa que fiz no zero zero (normalmente rigoroso), parece que o Fredy Montero tem 4 convocatórias mas apenas 1 internacionalização (posso estar a interpretar mal). Obviamente que pode não querer dizer nada, até porque a seleção colombiana tem Falcão, Jackson e outros avançados de qualidade (Gutierrez e Quintero, por exemplo, que não conheço bem mas ainda assim já vi jogar). Mas foi um dos elementos que me levou a escrever o que escrevi. Acho que o próprio Fredy não tem noção, neste momento, da pressão que vai ter em cima dos ombros...

    ResponderEliminar