28/07/2013

Apresentação com notas de indefinição

Tinha dito que o primeiro balanço do trabalho de BC e Inácio, a meu ver, seria feito com a apresentação do plantel.

Pois bem: o plantel foi apresentado e esse balanço é, ainda, impossível, o que não é um sinal propriamente positivo. A ser feito o tal balanço, teriam que ser mantidos diversos pontos de interrogação, não tanto pelos jogadores contratados/transferidos/mantidos mas pelas indefinições que neste momento se mantêm. Eu, pelo menos, não fiquei com uma ideia sólida do plantel que vamos ter. Fiquei mesmo com muitas dúvidas, que apenas deverão ser esclarecidas a 31.08. É claro que as sucessivas e contraditórias declarações dos responsáveis não ajudam (primeiro seriam 20, depois 22) mas sejam 20 ou 22 as opções são ainda pouco claras. O único ponto que consegui antecipar com mínimo acerto no post acima linkado foi o facto de se terem contratado um MC e um PL antes da apresentação; mas essa previsão baseava-se num plantel (principal) de 20 jogadores... serão mesmo 20?

Mas vamos ao detalhe - foram apresentados os seguintes jogadores:

Guarda-Redes: Patrício e Boeck
Defesas: Cedric,Welder, Jefferson, Dier, Maurício e Rojo
Médios: Rinaudo, William, Adrien, Martins, Labyad e Magrão
Extremos/Avançados: Capel, Carrillo e Wilson; Cissé e Montero.

Vejamos, então:
(i) 19 jogadores e não 22, como Leonardo tinha dito (significa que chegam + 3 jogadores ou estamos a contar com renovações de alguns contratos antes de anunciar os jogadores? Ou são 19 e + 1? - não, não é uma piada ao Paulo Futre);
(ii) 1 DE, 3 DC, 3 extremos (Labyad foi utilizado na ala mas parece-me aposta para o meio - a palavra "aposta" é mesmo perfeita porque tirar rendimento do Labyad começa a ser tão provável quanto ganhar na roleta). Será que chegam jogadores para estas posições? (espero que não, com exceção do extremo, em que poderei perceber uma "contratação" - se for Bruma, melhor!);
(iii) William terá ganho a batalha pelo lugar a André Santos, ou será que este último ficou de fora apenas porque só tem + 1 ano de contrato (ao passo que o William renovou - representado, diga-se, por um empresário que foi atacado de forma nojenta pelos vergonhosos anti-semitas da blogosfera leonina)? André Santos será dispensado/transferido/emprestado ou integrado na equipa B?
(iv) esperavam-se as ausências de Viola (para emprestar) e Jeffren (para transferir) mas o que vai acontecer a Salomão? Não me interpretem mal: não sou um fã de Salomão, como todos sabem. Mas coloco a mesma questão que coloquei relativamente a André Santos: o que vai acontecer ao jogador?
(v) é razoável assumir que Ilori não foi apresentado devido ao impasse na sua renovação? Será integrado na equipa B? Face à lesão de Rojo, quem estará em campo e no banco na 1ª jornada?

Enfim, muitas dúvidas que gostava de ver esclarecidas o mais cedo possível. Idealmente, antes de começar o campeonato (vou adiando os balanços, bem sei...).

Quanto ao jogo, não esperava obviamente muito mais do que foi mostrado. Houve fases muito razoáveis, nomeadamente (por coincidência... ou talvez não) nos momentos de maior envolvimento dos jogadores formados no Sporting (prestação de Eric Dier durante todo o jogo, combinações Cedric-Martins na primeira parte, aquela jogada com Wilson e Esgaio na segunda, obviamente o golão de Adrien). Por outro lado, e os experts que me corrijam se estiver enganado, parece-me que a equipa ofensivamente se posiciona, relativamente à época anterior, uns bons metros mais à frente e que o MC está mais próximo do PL. A rever.

Os destaques, a meu ver, seriam os seguintes:

Dier - o melhor em campo, fez um jogão. Pode não ter a velocidade de Ilori mas tem tudo para ser o líder da nossa defesa.

Maurício - face ao que tinha lido, ia com uma expetativa muito baixa. Surpreendeu-me pela positiva. E nem me refiro ao golo, que também é um ótimo sinal, claro está. Refiro-me à forma como abordou a maioria dos lances. Para primeira impressão, gostei.

Jefferson - muito melhor a atacar do que a defender. Não serei um Freitas Lobo, mas há sinais que consigo interpretar. E quando um adversário insiste até à exaustão em atacar sempre pelo mesmo flanco, significa que percebeu que esse é o ponto fraco da equipa em termos defensivos. Posso estar enganado, mas este jogador vai precisar de melhorar muito defensivamente.

William - pode ser mais expedito a soltar a bola, mas gostei de ver que tem (quase) sempre a preocupação de a jogar para a frente.

Adrien - jogo razoável, bom livre para o 1º golo, o 2º é um golão.

Cissé - péssimo jogo. Lento, pouco móvel e sem conseguir segurar uma só bola. Com Wilson a PL a equipa ganhou logo outra mobilidade (leia-se: jogou futebol com o envolvimento de um PL que não se esconde, vem buscar jogo, desmarca-se, etc. - essas coisas, Salim, que parecendo que não dão jeito num PL). Tem 20 anos, não tem? Aham... OK, vamos responder que sim. Pois... eu mantenho o benefício da dúvida porque não quero julgar um jogador com base num só jogo. Mas parece-me que vai acabar na B trocado com o Betinho ou o Rubio...

Labyad - leu noutro dia a minha troca de ideias com o Metralha e, como tem uma implicância tremenda comigo, resolveu reforçar os argumentos do Metralha. Só mesmo para me chatear. Mais um jogo abaixo do exigível.

O melhor de tudo: voltei a Alvalade e a bola recomeçou a rolar.

Agora, como dizia o Cabrita, vamos a eles (todos eles!!) que nem tarzões! Mas convirá assegurar que a macaca Chita também vem porque só com os nossos 19 tarzões podemos ter uma vida algo complicada...

3 comentários:

  1. Vi o jogo (no estádio) mas desconhecia quem tinha sido apresentado (dá-me tristeza ver uma apresentação de estádio vazio, por isso deixo de ir a esta parte).
    Olhando para o plantel, entristece-me que só tenha 5 portugueses. E 2 estão sempre na calha para saír, Patrício e Adrien ("só" dos melhores, ontem).

    Claro que ainda há João Mário, Esgaio, mas... é só???
    Confesso que não gosto.

    As ausências de Reis, Viola e Illori preocupam-me, veremos qual o destino.

    Salomão e Santos nem deviam ter feito parte da pré-época. É ir buscar um ponta de lança e metê-los no pacote.

    Jogo:
    Melhores: Patrício, Dier, Cedric e Adrien;
    Cumpriram bem: William (embora um 6 tenha de se posicionar melhor) Maurício, Martins, Capel e Wilson;
    Negativo: Jefferson (não tem noção do que é defender; dá sempre o lado errado; mal a recuperar;); Labyad e Carrilo (ok, já se viu que não querem estar ali; o que fazer? estão a desvalorizar-se muito e isso não me parece que seja inocente [da parte deles]).
    "Por favor Até o Pepa é melhor!!": Cissé; talvez porque rime com Missé Missé, há muito que não via algo tão mau na frente de ataque do meu clube. Qualquer Koke, Ribas, Silva ou Motta mostrou mais do que aquilo. É urgente a contratação de um PL.

    Outras notas:
    - Maurício não vai durar nas mãos dos nossos árbitros;
    - jogar com equipas melhores que nós nem sempre é bom. Tivémos pouca bola, corremos muito atrás dela e só Braga, Benfica, Porto, Estoril e Paços é que podem fazer-nos algo semelhante.
    - quase 30 mil na apresentação do 7º classificado não foi mau, foi bom.
    - Porquê que Esgaio só jogou 10 minutos?
    - Rinaudo vai perdendo a aúrea. Isto de correr sem critério, ir à queima e não se saber posicionar, um dia iria ser visto por alguém. Se calhar Jardim foi dos primeiros a ver.

    ResponderEliminar
  2. Cantinho, antes de mais obrigado por ter escrito sobre Rinaudo o que pensei mas não quis escrever. Não mudo uma virgula ao que escreveu.
    Genericamente, estamos de acordo. Já não sei o que pensar do Labyad... Quanto ao Carrillo sei que sois suspeito, mas na ultima época e mesmo nesta Pré-época, não tem tido uma continuidade, depois de uma primeira época bastante promissora. Se não se treina com a mesma aplicação de Labyad, podemos estar perante um Novo caso Pinilla, jogador que só se apercebeu o que seria um profissional de futebol quase aos 30 anos... Mas o talento esta lá. No Labyad, já tenho mais dificuldade em dar o beneficio da duvida porque tem sido utilizado com maior ou menor regularidade.
    O Record da hoje uma explicacao mal amanhada quanto a ausência do Ilori (lesao). Não faz muito sentido porque o Rojo também estava lesionado, mas esperemos que seja verdade.
    Assustador o numero de portugueses - tenho que confessar que nem os contei.
    Espero que ate final de Agosto consigamos resolver os casos dos dispensáveis, contratar um jogador para o ataque que faca a diferença (repito - se for o Bruma, melhor) e... Parar por aqui, chamando da equipa B quem possa fazer a diferença.

    ResponderEliminar