24/06/2013

Pré-balanço: ainda impossível perceber 1 de Julho



Aproveito o apanhado do Leão de Plástico, baralho, reorganizo, aproveito apenas os que poderiam contar e volto a dar, incluindo a minha opinião:

SITUAÇÃO ATÉ 30 DE JUNHO (os bolds e rasurados estão explicados mais abaixo):

GR - Patrício, Boeck, Ventura

DD - Miguel Lopes, Cedric, João Gonçalves

DE - Joãozinho, Turan, Evaldo, Grimi, Jefferson

DC - Rojo, Dier, Ilori, Boulahrouz, Onyewu, Nuno Reis, Pedro Mendes

MD - Rinaudo, Gelson, André Santos, William Carvalho

MC - Elias, Adrien, Schaars, Zezinho, João Mário, Renato Neto

MO - Pranjic, Labyad, André Martins

ED - Carrillo, Bruma, Wilson Eduardo

EE - Capel, Jeffren, Salomão

AV - Wolfswinkel, Viola, Etock, Owusu, Bojinov.

PARECE CLARO QUE:

- Ficam fora João Gonçalves, Joãozinho, Pedro Mendes, Etock, Wolfswinkel;

- Estão emprestados, e assim se manterão, Grimi, Gelson e Elias;

- William Carvalho e Jeffren terão sido já avisados de que farão a pré-temporada (pelo que vou assumir que a fazem mesmo...).

OPINIÃO:

- A meu ver, devem ser transferidos ou dispensados (conforme o caso) Ventura, Evaldo, Boulahrouz, Onyewu, Schaars, Renato Neto, Pranjic, Salomão, Owusu e Bojinov.

- Podem ser transferidos para realizar algum dinheiro (e estou convicto que assim será, embora tenha pena em quase todos os casos) os que estão em bold: Patrício, Miguel Lopes, Rojo, Adrien, Labyad e Capel.

PALPITE:

- A saírem todos os que refiro acima, e mantendo-se os que refiro abaixo, vamos fazer os reposicionamentos que resultam da lista, promover os jogadores que acrescento sublinhados e contratar 1 GR, 1 DC, 1 MO e 1 PL (alguns dos jogadores vão depois andar entre a equipa A e a equipa B):

GR - Boeck + 1

DD - Cedric + Arias

DE - Turan + Jefferson

DC - Dier + Ilori + Nuno Reis + 1

MD - Rinaudo + André Santos + William Carvalho

MC - Zezinho + João Mário

MO - André Martins + 1

ED - Bruma + Esgaio

EE - Jeffren + Carrillo

AV - Viola + Wilson Eduardo + 1.

- Um ou dois destes jogadores serão apresentados ainda antes da AG.

Com este plantel, lutamos pela UEFA. Mais do que isto (3º lugar) vai depender, em grande medida, da qualidade dos jogadores contratados. Mas mesmo com bons reforços, se der para construir um plantel mais forte do que o acima referido, tiro o chapéu a Bruno de Carvalho e Inácio.

Quanto à falta de novidades, estou de acordo com Bruno de Carvalho; como já devem ter percebido pelos diversos posts em que questionei a profusão comunicativa, também eu, caro Presidente, prefiro o silêncio. Espero que, após o silêncio, as novidades sejam as melhores. Mas prefiro o silêncio (na medida em que as coisas estejam efetivamente a ser tratadas, como é óbvio).

PS: Cuidado com a Real Sociedad no jogo de apresentação. Se por um lado um adversário forte nos alerta quanto às nossas limitações, um jogo semelhante ao de há 2 anos pode ter consequências complicadas em termos de confiança. Também é verdade que um adversário fraco pode ajudar a criar a ilusão que a equipa B do St. Etienne criou no ano passado, mas... atenção a esta (muito forte) Real Sociedad.

6 comentários:

  1. boa analise. mas não esquecer que já foi dito que o plantel terá só 20 jogadores!!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Tiago, por isso mesmo indiquei, de forma algo "preguiçosa", que alguns vão andar entre a A e a B.

    Acredito que Arias, Esgaio, William, Nuno Reis e Zezinho se encontrem entre os candidatos a essa "rotação".

    SL

    ResponderEliminar
  3. Seria interessante uma mesma análise à equipa B. mas por exemplo. nesse caso o Turan deve ficar tapado. na B há Mica e King. para o Turan Ficar no plantel vai sempre depender do nº de centrais...

    SL

    ResponderEliminar
  4. A referência ao Turan é talvez aquela em que tenho mais dúvidas (assumindo que o Jeffren e o William fazem mesmo a pré-época, o que só acredito porque foram os próprios a dizer aos jornais que o clube conta com eles).

    Há alguns dias, a propósito dos nossos laterias, escrevi que "para DD suplente ficará o Arias ou o Esgaio e no DE, aí sim, teremos que ver se Turan tem condições para ficar, se entregamos o posto de 2ª opção ao Mica (que, de acordo com os experts, ainda não está preparado para altas voltagens) ou se teremos que ir ao mercado em busca de um suplente (sou dos que não acredita que o Marcos Rojo, que embora titular como DC pode também jogar a DE, fica no Sporting)." Confirmando-se a contratação do King, admito perfeitamente que não faça sentido a integração do Turan.

    Quanto à equipa B, tenho dois problemas: vi poucos jogos no ano passado (não sei dizer quais os jogadores que teriam condições para ficar) e conheço mal a nossa equipa de juniores (não sei dizer quais os jogadores que estariam em condições de ser "promovidos").

    SL

    ResponderEliminar
  5. É uma "base" que visa um campeonato em que a luta é pelo 3º lugar.
    Este conjunto de jogadores será reforçado:
    1 - Com a permanência de alguns atletas que estão a bold (no grupo dos transferíveis há alguns que acrescentam experiência e categoria);
    2 - Com a contratação bem sucedida de reforços (isto é, que sejam efectivamente reforços!).

    ResponderEliminar
  6. António,

    Muito em particular, gostaria que o Sporting conseguisse manter o Marcos Rojo, o Labyad e o Capel. Aliás o Marcos Rojo seria um "2 em 1" porque resolveria o problema do DC e do DE (o DC só voltaria a ser necessário se o Ilori acabasse por sair).

    Também gostaria de manter o Patrício mas se o Boeck for aquilo que demonstrou quando for chamado, apesar de tudo ficaríamos bem servidos.

    Será difícil, o Labyad pelo salário, o Rojo e o Capel porque são dos jogadores com mais mercado, em particular o Rojo, titular da seleção argentina. Acredito que se conseguíssemos realizar dinheiro com a transferência dos "indesejados", poderíamos manter alguns dos que estão a bold. Mas, regra geral, o mercado não nos compra quem nós queremos vender, compra-nos quem nós queremos manter.

    SL

    ResponderEliminar