26/06/2013

Nomes de que se fala por aí (V)

Alguns deles já com uma segurança maior do que "equaciona", "pensa em", "aborda" e outros habituais dislates da silly season:

Maurício Nascimento - central brasileiro do Sport Recife que não conheço. Vem para uma posição onde neste momento temos Ilori, Rojo, Reis (?) e Dier. A sua contratação leva-me a pensar que Rojo e/ou Ilori estarão de saída e/ou que Dier é mesmo ponderado para MD. O jogador já fala "à Sporting", como os jornais gostam de dizer, mas mantém que nem tudo está resolvido. Aguardemos pela confirmação mas gostaria sinceramente que esta contratação não implicasse a saída nem de Ilori nem de Rojo (já o facto de Leo Jardim avançar Dier no terreno levar-me-á a pensar que provavelmente é a melhor opção - já seria o segundo treinador a fazê-lo).

Rafa - notável como um jovem jogador do Feirense tem dado tanto que falar. Primeiro disse-se que estava tudo acertado com o Braga, depois falou-se que seria apresentado esta semana em Alvalade, agora o presidente do Feirense diz que a proposta do Sporting era irrisória, o Braga faz comunicados a dizer que os acordos são para cumprir, enfim... o rapaz nem nos seus sonhos mais arrojados vislumbrou um cenário destes. No fim de contas, uma nota pessoal minha: sem conhecer bem este jogador (vi, por mero acaso, dois jogos do Feirense no ano passado em que, por azar ou nabice minha, não percebi que o Rafa se tivesse destacado particularmente), agrada-me este tipo de aposta. Não será um titular indiscutível, mas prefiro apostar no Rafa do que apostar no Merdilson ou no Merdic (tal como dizia que preferia um Rafael Miranda a um Schaars ou um Elias - a lógica é semelhante). Entretanto, e quanto a confirmações, vai para ali uma grande confusão.

Nildo - pessoalmente, e sei que isto vai chocar os que percebem muito de futebol, é outra aposta que me agrada. Sempre que vi jogar Nildo, gostei. Naturalmente, não vejo os jogos da mesma forma que alguns tipos que, de forma admirável, conseguem detetar que o jogador não preenche o espaço x quando o jogador A está em pressão ao adversário ou que na transição do adversário não baixa para fechar os espaços entre linhas. Sou um bocado mais básico: sempre me pareceu um jogador batalhador, com boa técnica, que aparecia bem no ataque e que rematava bem. Também me agradaria, mas ainda estamos na fase do "está referenciado".

Cissé - trata-se de um PL da Académica que, nos jogos que vi, não se destacou particularmente. Os meus critérios de avaliação de um PL, salvo honrosas exceções, são ainda mais básicos do que os que anteriormente referi - reparo normalmente na facilidade de remate e na técnica de cabeceamento (nem sei como gostava de Wolfswinkel, era miserável nestes dois aspetos) mas o essencial é que... marque golos. Ora este Cissé tem 20 anos, era suplente do Edinho que foi para o Braga e marcou 6 golos no campeonato. Ou seja, seria o nosso PL suplente, certo? Porque acredito que o titular tenha, digamos, outro andamento... Segundo A Bola, faltam "detalhes". Cá estaremos para ver se é mesmo assim.

Fredy Montero - os jornais insistem nesta mania de especular sobre jogadores que não conheço... Provavelmente, ainda não perceberam que BC e Inácio nada decidem sem consultar primeiro o futebola3. Enfim, trata-se de um colombiano dos Seattle Sounders emprestado aos Millionarios de Bogota, da Colômbia. Isto não quer dizer nada, claro... o Jackson Martinez jogava no Jaguares de Chiapas do México. Infelizmente, não consigo dizer mesmo muito sobre este jogador. O Youtube é capaz de ajudar, mas desde que vi o Rodrigo Tiuí (vénia) a marcar de bicla numa final da Taça contra o FCP, percebi que não será muito difícil promover PLs através de video...

ADITAMENTO:

Oh Argel, quanto é que o Benfica te pagou para nos pregares este susto???

4 comentários:

  1. Bom o Fredy Montero é mesmo bom. Bom tecnicamente, com muita mobilidade, facilidade de remate mesmo de meia distância, bom drible em espaços curtos, faz golos de cabeça, parece ser muito móvel. Apostaria que não vem para oSporting porque não me parece que exista dinheiro para o comprar tão pouco para lhe pagar o salário que exigirá. Era uma boa ideia. Um bom jogador num conjunto de jogadores absolutamente vulgares dos quais espero bem que nenhum venha para o Sporting. Não prestam.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, o único que conheço relativamente bem é mesmo o Nildo.

    Assumindo que quer o Zezinho quer o João Mário são opções a ter em conta no nosso MC, creio que, de facto, o que o nosso MC precisaria era de um jogador diferente, mais maduro, mais completo e que fizesse a diferença. Na linha do que fui escrevendo neste blog (em particular aqui, onde abordei o tema pela primeira vez http://www.futebola3.blogspot.com.es/2013/04/o-derby-e-proxima-epoca.html), precisávamos de um Duscher!

    E nessa lógica um Nildo (este ou outro do género) não faria muito sentido. Mas, sendo realista, acho que esse jogador que faz a diferença não vai ser contratado. Ou chega um Nildo ou nenhum. Sei que os Nildos da nossa I Liga não são jogadores particularmente apreciados (penso também no Jander do Olhanense, por exemplo). Mas compreendo que, nesta fase, este tipo de jogador seja considerado.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Koba, realmente temos muita coisa em comum a pensar o futebol, digo eu, quando descrevias o Nildo (claramente bom jogador, será o suficiente para o SCP, não sei) pensei logo no JAnder, para mim um panzer, esquerdino, agressivo com e sem bola e pode ocupar a lateral esquerda se necessário, mais completo que NIldo, outro que tem muito futebol nos pés e que desapareceu, Guilherme, jovem esquerdino do Braga, vi-o jogar umas quantas vezes, as ultimas no Gil Vicente, digo-o de caras é craque.
    O central falado nao o conheço, nao falarei por enquanto.
    Fredy Montero ouvi falar, nunca o vi jogar, nao falo.
    Rafa, estilo labyad sendo que também é jovem, portugues e ganharia consideravelmente menos, para mim excelente opção.
    Salim Cissé, prefiro Ghilaz ou Hassan do Rio Ave, a vir teria que aprender a gostar dele.
    A finalizar digo o seguinte, Arias, Fokobo e Salomão (deixem-no jogar) vão possivelmente calar muita gente demasiado arrogante.

    ResponderEliminar
  4. Mana azevedo, relativamente ao PL, também preferiria Ghilas, mas tendo em conta o campeonato que fez, vai ser disputado entre FCP e Benfica, pelo que não temos capacidade para lá chegar (as propostas salariais dos nossos rivais estarão este ano bem acima das nossas). A menos que já esteja tudo fechado há muito tempo, o que não acredito. Também aprecio o Hassan do Rio Ave mas à imagem do que referi para o Cissé, creio que, a ser contratado, seria para PL suplente (é ainda muito jovem para "pegar de estaca" em Alvalade, parece-me).

    Nas referências finais, as minhas maiores dúvidas vão para o Salomão, um jogador que, sou sincero, nunca me convenceu. Do Arias sempre gostei bastante, o Fokobo supreendeu-me, mas do Salomão, confesso, a ideia que tenho é que é dos jogadores mais sortudos que já vi jogar em Alvalade: vi-o marcar vários golos (alguns deles com gestos de qualidade técnica inegável) em jogos em que esteve 89 minutos a fazer o contrário do que era suposto. Um pouco o reverso da medalha do Hélder Postiga que supostamente fazia tudo bem mas não marcava golos e acertava nos postes como ninguém (nunca fui apreciador do Postiga mas há que reconhecer que o rapaz era um azarado tremendo).

    Entretanto hoje os jornais dão quer o Maurício quer o Fredy Montero como certos. Mas continuamos sem novidades dos dispensáveis (em particular o "Quinteto Maravilha" constituído por Onyewu, Boulahrouz, Evaldo, Pranjic e Bojinov).

    ResponderEliminar