21/06/2013

Nomes de que se fala por aí (IV)

Aaaaah, ok!

Assim já se percebe porque andam a falar do Sílvio... É para ele depois ir parar ao Benfica, onde efetivamente o querem e podem pagá-lo, e poderem publicar que ele preferiu o Benfica ao Sporting.

Está percebido...

Vejamos: não está em causa o valor do Silvio, que é um bom jogador. Está em causa aquilo que disse aqui a propósito do Miguel Lopes e que também se aplica ao Sílvio, de certa forma:

Para o Sílvio, o texto não seria muito diferente: contratar o Sílvio teria uma (aparente) vantagem. É que faz as duas posições, DD e DE. O que, havendo equipa B, poderia ajudar a poupar em termos de plantel principal. Mas o raciocínio não pode ser este: por um lado, porque sendo o Sílvio titular, estaríamos novamente a travar o crescimento do Cedric enquanto jogador; por outro lado, não acredito que o Sílvio ganhe menos do que ganha o Miguel Lopes e que deve ser equivalente ao que não ganharão juntos os dois putativos titulares neste momento (DD e DE - Cedric e Jefferson).

E daqui continuaria: assim, para DD suplente ficará o Arias ou o Esgaio e no DE, aí sim, teremos que ver se Turan tem condições para ficar, se entregamos o posto de 2ª opção ao Mica (que, de acordo com os experts, ainda não está preparado para altas voltagens) ou se teremos que ir ao mercado em busca de um suplente (sou dos que não acredita que o Marcos Rojo, que embora titular como DC pode também jogar a DE, fica no Sporting).

Não quero que fiquem dúvidas: considero o Sílvio melhor jogador do que o Miguel Lopes; mas não creio que a diferença seja significativa ao ponto de valer a pena pagar um salário tão alto por empréstimo.

Já no Benfica, a situação é diferente: o Benfica pode dar-se ao luxo de ter o Sílvio sentadinho no banco. Ou mesmo a titular, no lado direito, se conseguirem despachar o Maxi (que deve ser um jogador caro para ter no banco). Porque o Benfica pode pagar o salário do Sílvio sem pensar duas vezes. Nós não. Percebamos isto de uma vez por todas.

PS: Não resisto a fazer este aditamento. Leio aqui (no excelente Fora-de-Jogo que não tem culpa nenhuma de ser sistematicamente linkado por mim e que faz um trabalho de sapa muito meritório) que o Sporting "equacionou" contratar Rolando Bianchi. "Equacionou" é maravilhoso... Pensou nele, ponderou, mas já não equaciona, já não pondera, é isso? No mesmo estilo, mas não tão atual, queria anunciar a todos que D. Afonso Henriques chegou a ponderar não comparecer na batalha de S. Mamede. Felizmente compareceu. É o furo do dia.

2 comentários:

  1. Existe ainda mais um motivo (para além de todos os que enumeraste...) que leva a que o Benfica coloque um bocadinho mais de empenho na contratação do Silvio:

    É que, para efeitos de Champions, ele conta como formado no clube... o que, a nivel de soluções efectivas, não é coisa que abunde no plantel.

    ResponderEliminar
  2. Galaad, há todas as razões para o Benfica contratar o Sílvio, já no ano passado tinha dito ao Gorbyn que seria uma excelente solução para vocês e faz todo o sentido no vosso plantel.

    Para nós, sinceramente, não faz sentido um jogador tão caro quando, por acaso, até temos laterais com potencial. Percebo que se pague bem onde não temos nem qualidade nem potencial (PL, por exemplo). Onde temos qualidade ou potencial, nas nossas atuais condições, não dá.

    Abraço

    ResponderEliminar