05/06/2013

Jesus fica mesmo

E assim parece que Cardozo terá mesmo que procurar novas paragens. Quanto ao paraguaio, apesar de todas as estatísticas dizerem que é uma idiotice o que vou escrever, espero bem que seja vendido. Para os que sempre defenderam o Takuara, suavizo a minha idiotice com o facto de ser a última oportunidade de se fazer uma venda razoável e com a ideia de que um jogador lento, a partir dos 30 anos, apresenta normalmente uma queda vertiginosa de competitividade. Apesar dos motivos que teria, impressionante como teve uma atitude lamentável e tão ingrata para com um treinador que tanto o defendeu...


Quanto a Jesus, se já apresentou algumas melhorias na época passada, resta-me a esperança que aprenda o suficiente com os erros que fez esta época e que consiga assim subir o nível. Adoraria também que aproveitasse a saída de Cardozo para reforçar substancialmente a aposta numa táctica com apenas um avançado.


Por fim, adicionaria pelo menos a presença de um elemento de peso e com os devidos valores como Rui Costa junto do plantel, para não ter que ver o meu Benfica a adoptar comportamentos que nada têm a ver com a história do clube como os que assistimos na final da Taça.

7 comentários:

  1. Estamos de acordo em (quase) tudo.

    Um Benfica com outro GR e um DE a sério será provavelmente imbatível a nível nacional. Resta saber se Garay e Matic ficam. Porque Gaitán creio que vai mesmo sair. Ainda assim, será uma equipa excelente.

    Só não concordo na parte relativa ao Cardozo. Ou melhor, concordo que tem que sair, obviamente, mas não acho que seja bom para o Benfica (em termos puramente desportivos). Cardozo resolveu nos últimos anos inúmeros jogos (contra o Sporting em particular, já não via a hora de ver esse cab*#$ longe daqui). Lima é um PL diferente, não vai desbloquear jogos fechados tantas vezes quanto o Cardozo (na minha opinião). No lugar do JJ, e se o Benfica realizar muita cheta em transferências, eu ponderaria a contratação de outro "Cardozo".

    Mas efetivamente, e nisso concordamos, o Benfica seria mais sólido com Matic, Enzo, um "10" e só um PL.

    ResponderEliminar
  2. Gorbyn,

    No que ao Cardozo diz respeito, percebo a ideia (e até concordo) se tomarmos como garantido que a partir dos 30 anos a queda é vertiginosa. O que pode não ser... No entanto, ver sair um jogador como ele, causa-me apreensão e reservas. Como ele não há muitos por ai...
    Quanto ao Director Geral (é disso que se fala), podes preparar o dicionário luso-brasileiro dos insultos que me vais dirigir: gostava de um regresso de José Veiga. Que fique claro: acho-o sinistro e não me identifico minimamente com o personagem, mas é competente e sabe mexer-se como ninguém nos corredores mais sinistros do nosso futebol. É que nem o Fernando Gomes gozava connosco... Rui Costa é útil em qualquer função. Ainda sobre o Cardozo: foi ingrato com o Jesus, que foi a unica pessoa que sempre o defendeu. Acho, no entanto, que ainda tem condições para poder continuar no Benfica, assim JJ o queira. Inqualificável a atitude do Benfica na final da Taça. Envergonha-nos a todos.

    Koba:

    Um GR que dê luta ao Artur (nem me venham falar do Vagner do Estoril... Oblak?) é imprescindivel. Um DE é óbvio. 2 centro campistas são essenciais para descansar Matic e Perez. Se Cardozo sair, outro PL. Se Garay sair, outro DC.
    Quando falas assim do Cardozo lembro-me sempre de como eu costumava falar do etiope subnutrido do Biafra. A angustia é igual...e até este ano (mesmo sem jogar ponta...)aquele c@br£o nos fez das suas.
    Não partilho da filosofia absoluta aqui professada de um só PL em todos os jogos. Especialmente a nivel interno contra a grande maioria das equipas. Evidentemente que há casos que temos de reforçar o meio campo (porto, Sporting e Braga) mas são cerca de 10% dos jogos.
    Quanto ás saidas, a única que parece que se vai confirmar é mesmo do Garay (precisamos de um DC decente se ele sair) e, possivelmente, do Gaitan. E a única coisa que me leva a pensar que o Gaitan pode sair é o numero de reforços já adquiridos para extremos (Sulejmani e Markovic??). Aimar vai embora, mas para o seu lugar já temos o Djuricic. E como o Mourinho meteu na cabeça que todos os anos tem de vir á Luz buscar jogadores(e o homem tem mais de 200M para gastar), temo pelo Matic.
    Para terminar, só mais 2 notas:
    . Algo está a mudar em Alvalade. O corte de relações com os andrades corruptos indicia isso. Será temporário? Será um arrufo? Vamos ver...
    . Telefona ao BC para vocês borrifarem nos 10M para nós trazermos o Insua!!!

    ResponderEliminar
  3. Galaad,

    A meu ver, o sistema 2 PLs expõe o Benfica desnecessariamente. Quantos jogos este ano tiveste que virar? Até em Alvalade contra o Sporting do Vercauteren (o pior de sempre) o Benfica foi para o intervalo a perder. E recordo-me de vários jogos na Luz (como não acompanhei de perto não me lembro dos adversários mas tenho essa ideia).

    Claro que na Liga Portuguesa e com a equipa genial que o Benfica tem, dá para ganhar à mesma mas desgasta mais a equipa, em particular o meio-campo.

    O Porto marca muito menos golos, dá espetáculos notoriamente menos bons mas a verdade é que tem sido campeão, essencialmente porque ganhar por 2-0 ou 5-1 dá os mesmos pontos no final.

    Mas claro que com 2 PLs ou 1PL, o Benfica de JJ é um super-candidato (diria mesmo favorito se o FCP enfiar o barrete do Mano Menezes).

    Quanto a saídas e alternativas, concordo integralmente contigo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Já agora, quanto ao Insua: eu adorava o Insua em Alvalade, como é óbvio, e continuo a achar que foi o melhor DE que vi jogar em Alvalade. Mas em termos defensivos, numa equipa com o balanço do Insua, não sei se será muito boa ideia (obviamente que não gostaria de ver o Insua no Benfica, é uma análise meramente futebolística).

    Quanto ao BC, não tinha alternativa depois do que aconteceu. Mas confesso que não percebo porque é que o presidente do SCP tem que ser levado pelo Inácio para ser apresentado ao Sr. Caldeira...

    ResponderEliminar
  5. irra, leia-se "com o balanço do Benfica"

    ResponderEliminar
  6. Eu, pessoalmente, continuo a acreditar no esquema de dois avançados. É verdade que por vezes sofremos, mas também é verdade que muitas vezes vamos para o intervalo com o jogo já resolvido. Não podes trazer o jogo do Sporting á colação: por muito mal que estivessem, é um jogo onde tudo pode acontecer. É um derby. E tu sabes que eu acredito mesmo nisto!!!
    Depois de levar com o Emerson e com o Melga, garanto-te: o Insua seria Deus!!!
    Acho que quem "apresentou" o adelino ao BC foi um tipo qualquer da organização da final-four. O Inácio entrar na equação é ,para mim, novidade. Mas que raio estava lá a fazer o Inácio??? O BC eu percebo. É Presidente. Mas o Inácio a ver jogos de andebol??? Só vejo uma explicação: o SCP está cheio de dinheiro!!! Vão comprar o Rolando e o Alex Sandro!!! Dois eximios jogadores de andebol para reforçar o plantel de futebol, e o Inácio só estava a ambientar-se...

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Referia-me ao longo prazo e não a cada jogo: no longo prazo a equipa fica mais desgastada (a famosa tese de que o Benfica de JJ rebenta em Março ou Abril). Desnecessariamente porque, em tese, ganharia o jogo na mesma (só que por 2-0 em vez de 5-1).

    Este ano não foi tão visível, de facto. Mas sem substitutos para Matic e Enzo, os 2 correm o jogo todo 90 minutos, 50 jogos por época. Com um MC mais composto, não se desgastarão tanto (digo eu, se calhar isto não faz sentido nenhum).

    ResponderEliminar