07/01/2013

Sério e competente


Foi o que mais me agradou no jogo que o Benfica fez no Estoril. A forma competente, trabalhadora e sem traços de sobranceria com que o Benfica encarou a difícil deslocação à Amoreira. Foi um passo fundamental para conseguir a vitória num terreno que não estava fácil e que não facilitava o bom futebol. Foi excelente toda a pressão que, quando não tinham a bola, colocaram nos jogadores do Estoril, assim como a garra que mostraram nas bolas divididas. Com esta mentalidade até ao final do campeonato, até nas difíceis deslocações a Braga, Nacional, Guimarães, Olhão e Marítimo, muito dificilmente perderemos pontos.
Agora, para que isto seja uma realidade, não podem acontecer desconcentrações imperdoáveis como a que vi neste jogo. Num campeonato em que o Benfica segue lado a lado com o Porto, todos os pontos são fundamentais pelo que uma expulsão pode deitar tudo a perder. Rodrigo levou apenas amarelo quando atingiu propositadamente um jogador do Estoril que se recreava com a bola. Um árbitro mais rigoroso ou mal intencionado podia perfeitamente ter dado o vermelho e assim praticamente impossibilitar o Benfica de conquistar os 3 pontos. São erros que se podem pagar de forma pesada e que os jogadores do Benfica não se podem dar ao luxo de cometer.


Destaques:
- obviamente Gaitán. Não tanto pelo golo fenomenal e grande assistência no segundo pois, no que se refere à qualidade do argentino, não há dúvidas e já tinha abordado no comentário após o jogo com o Aves, mas sobretudo pela forma como recuperou bolas e cortou jogadas de ataque do Estoril. Isto sim é um novidade! Até carrinhos o homem fez e não eram daqueles apenas para o espectáculo e com mau timing. Quando Jesus foi questionado se Gaitán teria outros problemas para além dos físicos, respondeu, em tom de brincadeira, que não sabia se tinha problemas sexuais. Bom, se de facto os tinha, deve tê-los resolvido na passagem do ano e virado a Valeria Mazza e a Luisana Lopilato na mesma noite (para quem não sabe quem é esta última, eu também não conhecia mas o Koba pesquisou por mim no Google; disse que queria ocupar o tempo enquanto o Sporting jogava). Se mantiver esta mentalidade competitiva, será sempre apoiado pelos adeptos e ainda vai bem a tempo de ser um jogador decisivo para esta época e chegar ao topo do futebol europeu.

- Miguel Almeida continua a surpreender. Gosto mais de o ver no meio campo mas mesmo a defesa direito tem cumprido;
- Garay mantém-se em altíssimo nível com uma classe que não é habitual em centrais;
- Lima somou mais um golo ao registo impressionante que leva nos jogos fora de casa. É excelente ver poder físico, capacidade de desmarcação, velocidade e remate fortíssimo no mesmo jogador.
- Artur sofre frangos mas apenas quando pode. Ou seja, sofre um frango num jogo em que o Benfica acaba por ganhar ou quando o adversário está em fora de jogo. Assim, ninguém se lembra dos maus momentos mas apenas das grandes defesas e muitos pontos que tem dado;
- O génio com a camisola 10 voltou!
Próximo jogo… não me interessa! Já só penso no jogo com o Porto. É a vitória que falta para que adeptos e equipa acreditem a 100% que têm o que é necessário para vencer este campeonato.  

2 comentários: