03/12/2012

Quando falta uma semana para o derby...

... confesso que fico espantado, enquanto sportinguista, ao ver as reações dos adeptos do Benfica. No bom e no mau sentido.

No bom sentido:

Fico espantado, mas de certa forma aliviado, por perceber que o nosso emblema é desrespeitado por muitos, mas não pelos nossos rivais. Os nossos rivais, por um lado, conhecem a nossa grandeza (como nós conhecemos a deles) e, por outro, percebem aquilo que eu já aqui disse por diversas vezes: num derby tudo pode acontecer. E percebem também que por muito que um momento seja mau (e o futebol é o momento) esse momento é precedido de outro momento e imediatamente substituído por um diferente (ou não). Percebem também que, à imagem dos últimos anos (talvez não tanto no ano passado), a pressão está toda do lado deles. Ninguém ficará chocado se o Benfica ganhar por 2 ou 3. Será certamente chocante se o jogo acabar 3-0 ou 3-1 a favor do Sporting (muito pouco provável mas, ainda assim, possível porque em futebol tudo pode acontecer). Por outro lado, aqueles adeptos rivais que já não se ouviam há muito tempo (vamos chamar-lhes os "chatos" por oposição aos "civilizados") com o aproximar do derby voltaram a fazer-se ouvir. Não digo que tivesse saudades dos chatos, e confesso que prefiro discutir bola com os civilizados, mas como dizia um consócio sportinguista (e grande amigo) há uns tempos, com uma certa dose de ironia, "o maior sinal de que estamos em crise é que os adeptos do Benfica já nem gozam connosco". De certa forma, o reaparecimento dos chatos por alturas do derby demonstra que eles não têm a vitória por segura. E isso, enquanto sinal de respeito, é positivo.

No mau sentido:

Fico espantado, e até chocado, por perceber que estes sinais de respeito vêm mais facilmente dos adeptos rivais do que de nós próprios (o que também é mau noutro sentido: se prevalecesse a sobranceria, isso poderia eventualmente jogar a nosso favor). E contra mim falo: tenho dito aos civilizados que se o Benfica estiver a 100%, não temos hipótese nenhuma (quanto aos chatos, nem lhes respondo - uma boa lição que esta crise me ensinou foi a de não alimentar a ladaínha dos chatos). Pois isso terá que acabar aqui. Temos MESMO que acreditar que é possível ganhar ao Benfica. Temos MESMO que preferir levar o balde de água fria do que escrever para o "Eu bem dizia". Temos MESMO que pensar que, nestes 10 dias, Vercauteren terá conseguido o milagre de organizar devidamente a equipa para defrontar aquele que é, para nós, o mais temível dos adversários em Alvalade (o inverso também é verdadeiro mas em menor medida). É claro que quando sabemos que num jogo de solidariedade contra a seleção do Algarve estávamos a perder 0-1 ao intervalo, começamos a pensar que a organização defensiva ainda está longe da capacidade necessária para segurar o Benfica de Jesus. No entanto, temos que acreditar que a motivação, o estádio cheio e o prestígio do clube falarão mais alto. Tem que ser assim.

Reparem que isto é só a perspetiva do sportinguista, nada mais. Poderia estar aqui a dissertar sobre o que os adeptos do Benfica pensam sobre a própria equipa, mas neste momento não é esse o objetivo. Acho que eles julgam a equipa (e, principalmente, o treinador) de forma demasiado severa. Eu pessoalmente acho que dos nossos só dois lá teriam lugar (no 11 inicial): Insua e Carrillo. Nos restantes, sem dizer se os nossos são bons ou maus, acho que os deles ou são melhores (Maxi, Cardozo, Luisão, Garay) ou estão a um nível semelhante que não justificaria a troca (Patrício vs Artur, por exemplo). Mas tudo bem: o ano passado já era assim mais coisa menos coisa e conseguimos ganhar. Não depende do valor dos jogadores mas de O-R-G-A-N-I-Z-A-Ç-Ã-O.

* - Só para terem uma pequena noção do que digo, em termos estatísticos, em cada 100 jogos em Alvalade para o campeonato o Benfica ganha 37, ao passo que o Porto não ganha mais do que 19 (metade, portanto). Invertendo os papéis, o Sporting em cada 100 jogos no Dragão para o campeonato ganha 16 (relativamente equilibrado) e na Luz ganha 18 (tantos quanto o Porto). Outra nota: se porventura o Benfica ganhasse em Alvalade nos próximos 3 anos, teria tantas vitórias em Alvalade para o campeonato quanto o Sporting... o que não pode evidentemente acontecer. A começar já na segunda-feira, estes jogadores têm que perceber definitivamente que o prestígio começa a estar em causa.

6 comentários:

  1. Caro Koba,

    Apesar de concordar consigo, acho que é difícil para qualquer sportinguista ter essa postura quando tem levado com desilusão atrás de desilusão. Ficou mais fácil dizer: "Já não me interessa"...

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Também podia colocar aqui as estatísticas de Jesus nos jogos fora contra Porto, Sporting e Braga e assim explicar boa parte dos receios dos benfiquistas mais razoáveis. No entanto, a palavra derby ainda ajuda a completar a explicação.

    A importância deste jogo tem muito a ver com o que foi indicado no post: a necessidade de não deixar o Porto embalar pois sabemos que depois raramente perde velocidade.

    Ainda é cedo para pensar neste jogo. Com os convocados da equipa B do Barça ainda há esperança para a Champions. Quanto ao resto, esperar que Salvio, Enzo e Zmartins recuperem para segunda.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo,
    É precisamente por pretender evitar o caminho mais fácil (o qual trilho mais vezes do que gostaria, não duvide) que digo que temos que começar a acreditar nos receios deles. É difícil, claro que sim, mas tudo é possível. Eu já vi o Sporting ganhar na Luz com um golo do Elpídio Silva. E já vi o Benfica ganhar em Alvalade com um golo do Sabry (e com uma equipa francamente miserável). Tudo pode acontecer. Outra história diferente, bem diferente, é a do jogo de probabilidades. Aí, apostar no Sporting só mesmo para ganhar dinheiro na betclic!

    Galaad,
    Não acredito que o Benfica A perca com o Barcelona B. Sei que já te devo um jantar pelo Benfica-Barcelona, mas tenho uma proposta para te fazer: se o Benfica não perder em Barcelona, ficamos quites; se perder, além do jantar tens a noite de copos que se seguirá por minha conta. Alinhas?

    ResponderEliminar
  4. Gorbyn, "tresli" o teu comentário pensando que era do Galaad. Mas se quiseres transformo a aposta para o próximo jantar de blog que ficaria por minha conta se o Benfica efetivamente perder.

    ResponderEliminar
  5. Koba,

    Por este andar nunca mais vemos uma gaja boa no blog! xD

    ResponderEliminar
  6. Apesar de nem estar a contar ver o jogo no estádio, cheira-me que hoje, mesmo jogando mal, salta uma húngara para a blogosfera...

    Koba

    ResponderEliminar