17/10/2012

Mais um passo em falso

Se uma derrota na Rússia já complicou as contas, não conseguir uma vitória em casa frente a um adversário que não luta pelo apuramento é que não podia mesmo acontecer. Ainda para mais quando já se sabia que a Rússia tinha aproveitado uma grande penalidade nos últimos minutos para vencer em casa o Azerbeijão. Contra a Irlanda do Norte, o que poucos esperavam acabou por acontecer. Uma primeira parte bastante fraca e que ainda permitiu que, numa das poucas jogadas em que o adversário conseguiu colocar a bola no chão, ficasse em vantagem no marcador.


Explicações? Posso arriscar algumas... Em primeiro lugar, parece-me que Paulo Bento tem a menor base de recrutamento de jogadores de qualidade para a selecção dos últimos anos. Quando dois jogadores titulares estão impedidos de alinhar, estas limitações tornam-se mais evidentes. Fábio estava fora e Meireles também. Os substitutos estiveram longe de estar à altura dos ausentes. Miguel Lopes ainda começou bem com um remate perigoso mas de resto foi muito inconsequente e Micael... depois do azar na Rússia (é certo que foi o seu mau passe que deu origem ao golo mas não foi um deslize gritante como muitas vezes vemos em trocas de bola na defesa) esteve demasiado ansioso para mostrar trabalho e só se deu por ele quando varria os irlandeses em faltas sucessivas.

Esta é a posição em que realmente estamos muito fracos. Não há um 10! Não há um jogador que, à semelhança do que acontece nas laterais, tenha capacidade de desequilibrar pelo centro. Contra uma equipa que se previa que jogasse junto da sua área e confortável com os cruzamentos, poderia ter apostado num jogador mais versátil como Carlos Martins e no seu forte pontapé. A desculpa de não ser convocado por não jogar com regularidade no Benfica não cola quando há jogadores como Coentrão ou Bruno Alves que têm ido para o banco nos seus clubes e que são titulares na selecção. Não resolvia o problema mas pelo menos minimizava.


Postiga marcou o golo do empate e tem marcado vários golos com Paulo Bento. No entanto, neste tipo de jogo mais físico, com muitos cruzamentos, com o terreno pesado pela chuva, poderia ter arriscado logo com a entrada de Éder. Entrou bastante bem, dinamizou o jogo na frente, fez o passe para o golo do empate e quase provou o golo da vitória. Apenas se deve ter arrependido de ter tentado fazer tantas tabelas com Postiga já que o passe de volta nunca chegou. Poderá não ser o grande avançado que a selecção persegue há muito, mas pode ser o mais parecido que poderemos ambicionar no curto prazo.

E ontem faltou mais Moutinho e Nani. Se para Moutinho esta foi a excepção numa série de grandes jogos que tem feito pela selecção, já Nani teima, à semelhança do que acontece em Inglaterra, em materializar em golos e grandes exibições, a tremenda qualidade que tem. Bom jogo de Bruno Alves, Pepe e Veloso.

Em suma, caminhamos novamente para a perseguição de um segundo lugar e para uma tentativa de apuramento por play-off. Ainda acredito que a Rússia perca alguns pontos já que não é uma selecção muito regular e concretizadora. De resto, não esqueço que esta é uma equipa que acreditou na sua qualidade quando praticamente mais ninguém acreditava (poucos apostavam na passagem da fase de grupos no Europeu), pelo que dou crédito suficiente para apostar numa presença no Brasil.

Nota final para a lotação esgotada no Dragão. Excelente sinal de apoio que merecia mais do que um mero empate.



1 comentário:

  1. Gorbyn,
    Estive ontem a ver as regras de apuramento e percebi que o pior segundo classificado nem ao play-off vai. É essencial não só assegurar o segundo lugar como também ganhar os jogos todos até ao fim ou ainda nos arriscamos a nem sequer passar pelo pay-off. E logo neste Mundial!
    Quanto à base de recrutamento, estou de acordo contigo, mas também considero que o Paulo Bento não arrisca nada. Repara que agora chama o Neto só porque está no Siena. Nos amigáveis chama quase sempre os mesmos. Não tem rasgo, lá está. E tens obviamente razão quanto ao Martins.
    Não está nada fácil...

    Koba

    PS: Dá para retirarmos o controlo dos comentários? Só consegui à 6ª!!! E olha que a minha 4ª classe foi tirada com distinção!

    ResponderEliminar