28/08/2012

Pouco Vitória para muito Porto!


Acabei de ver o jogo do Porto gravado. Só tinha visto os golos e ainda não acreditava nas crónicas que diziam que tínhamos jogado bem. Tinha de ver com os meus próprios olhos. 

Mesmo depois de um jogo apagado em Barcelos foram muitos os que vieram ao Dragão para ver o primeiro jogo em casa. A “fome” de ver a equipa ao vivo e um acreditar que a jornada anterior não tinha sido mais do que um percalço era mais do que suficiente para os 35.000 adeptos. O Vitória prometia uma boa réplica, a semelhança do que tinha dado ao Sporting, mas na realidade foi uma equipa bastante acessível. Com um orçamento inferior aos ordenados dos jogadores azuis e brancos, o Guimarães vai sofrer para se manter na primeira metade da tabela nesta época 2012/2013.

Tacticamente nada a apontar no 4-3-3 portista. Jogaram os melhores e os que estão melhores. Danilo e Alex Sandro parecem prontos a justificar os milhões e são os donos dos lugares, embora Miguel Lopes e principalmente Mangala não tenham comprometido minimamente nos jogos a que foram chamados.

Vitor Pereira leu o que escrevi na semana passada e preferiu colocar Atsu de início do que colocar um James meio perdido em campo. O ganês está se a revelar uma agradável surpresa: muito certo no passe, incansável nas abordagens ao jogo e com uma técnica acima da média. Não está a ser aquele típico jogador africano, capaz de correr 50 metros em sprint para ganhar uma bola e depois falhar o passe curto… Este puto é irreverente mas sabe mesmo parar quando é preciso e naqueles lances em que todo o estádio está a ver que vai perder a bola se partir para cima do defesa … o Atsu pára e passa para o colega mais próximo.

Bons golos de Hulk e Lucho a somar à prova que sabemos marcar penaltys. Big Cojones do Rookie Jackson a marcar à Panenka… depois do descalabro que foi contra o Valência foi mesmo à MACHO!
Foi um jogo que deu gosto ver. Bom critério no passe, velocidade e golos.

Jogo bem jogado e bem ganho…

PS: Não consigo deixar este jogo sem uma pré-nostalgia… Se o Hulk vai embora… Bolas!!! Isto deve preocupar os nossos adversários… Não um portista! É que apesar das 234 bolas para a bancada do ano passado, o Givanildo ainda é o melhor jogador a jogar em Portugal e o Porto muito lhe deve. Se sair vai deixar muitas saudades. Daqui a 4 dias já sabemos. A serem verdade as noticias que ganha mais de 4,2M€/ano acho difícil ir embora sem ser para um clube TOP ou para um PetroDolar, mas nunca se sabe.

PS2: vou dormir com um sentimento que, a jogar assim, até nem me importo que o Defour jogue uns 15 minutos por jogo…

PS3: Com o mercado ainda aberto, ainda não consegui reflectir sobre o plantel final do Porto... Janko ou Kleber? Castro ou Kelvin? E a alternativa a Fernando? 4-4-2 para encaixar James? E Iturbe? Mais um ano para treinar no Olival?  Não sei... Ainda vou pensar nisso, mas acho que vou criticar o VP...

Sem comentários:

Enviar um comentário